Depois da Itália ser um dos países com maior número de pessoas infectadas com o novo Coronavírus e ter um dos maiores números de óbitos, as coisas parecem se encaminhar para a normalidade na região - repito, parecem.

Assim sendo, após o governo liberar a abertura gradual em seu país de algumas atividades, os Centros de Treinamentos dos clubes de futebol profissional também foram liberados neste último domingo e pelo menos cinco desses já começarão a receber seus atletas a partir desta semana para atividades individualizadas; aqui falamos de: Roma, Parma e Internazionale.

Os clubes obviamente terão que seguir alguns protocolos exigidos pelas autoridades de saúde, mantendo as recomendações sanitárias e de distanciamento. Além dos três clubes já acima citados, o Sassuolo e o Bologna também anunciaram neste último final de semana a reabertura de seus CTs para treinos de seus jogadores - todos de forma individualizadas.

Centro de Treinamentos do Parma - imagem: site oficial do clube.
Centro de Treinamentos do Parma - imagem: site oficial do clube.

Vale ressaltar que a liberação para os treinamentos dos "esportes coletivos" na Itália só se deu neste último domingo, onde o Ministério do Interior e alguns governos regionais anteciparam a volta das modalidades coletivas com 14 dias de antecedência.

Os clubes assim poderão reabrir seus centros de treinamentos, mas a presença dos atletas será opcional. Mesmo com o futebol voltando gradualmente no país, ainda não há uma previsão de volta do Campeonato Italiano, não estando inclusive descartada a possibilidade de encerramento da competição - a exemplo do que fez a França.

A Federação Italiana de Futebol, mais a Liga Série A e o governo italiano terão uma reunião durante essa semana, onde decidirão o futuro do futebol no país.