Depois do Flamengo ter infringido as regras protocolares sobre a volta as atividades, a Prefeitura do Rio de Janeiro deverá liberar a retomada dos treinos a partir desta terça-feira. Pelo menos é isso que ficou determinado em reunião da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e os clubes que disputam o Campeonato Carioca.

A reunião que foi realizada através de videoconferência, também discutiu sobre a volta do torneio estadual, onde ficou determinada uma data para a bola voltar a rolar no estado carioca - dia 14 de junho.

De acordo com informações do site "globoesporte.com", a pressão estabelecida por Vasco e Flamengo nos últimos dias, em conjunto com os pequenos clubes do estado junto a FERJ, foram fundamental para a possível decisão que será anunciada amanhã. Ainda nesta segunda-feira é aguardada uma manifestação por parte do prefeito do Rio de Janeiro - Marcelo Crivella e por Rubens Lopes - presidente da FERJ.

Vale lembrar que na última terça-feira, os presidentes do Flamengo e do Vasco da Gama - Rodolfo Landim e Alexandre Campello, respectivamente, estiveram reunidos com o presidente da República - Jair Bolsonaro, onde pediram que as autoridades governamentais ajudassem no retorno do futebol no Brasil. Após essa reunião entre o presidente da república com os dirigentes acima citados, Crivella também tratou do tema com Jair Bolsonaro.

Estádio do Maracanã - imagem: arquivo
Estádio do Maracanã - imagem: arquivo

Em nota divulgada na noite deste último domingo, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro, afirmou que "os clubes devem progredir, passo a passo, com fase da avaliação clínica, testes físicos, exercícios de reabilitação dos efeitos da inatividade muscular e atividades de recuperação da capacidade laborativa".

Algo já realizado pelo Flamengo sem autorização do governo municipal, que por fim lhe custou uma multa por vetar a inspeção de fiscais da Vigilância Sanitária em seu Centro de Treinamentos, na última semana.

Clubes como o Botafogo e Fluminense são contrários ao retorno do futebol durante a pandemia do novo Coronavírus, desta forma, uma nova reunião entre os clubes do Rio de Janeiro deverá ocorrer ainda nesta segunda-feira - reunião essa virtual.

Segundo informações da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, o estado já soma 37.912 caso confirmados de Coronavírus, com aproximadamente 4 mil mortes. No Brasil esse número ultrapassa a casa dos 22 mil óbitos, com mais de 360 mil pessoas contaminadas.