Parece que o futebol no "Velho Continente" em algumas regiões se encaminha para a sua volta, claro que isso não será da noite para o dia, visto que levará mais um tempo, mas vários clubes espalhados por diversos países do continente já estão voltando as suas atividades - com restrições.

Uma das últimas informações vindas da Europa dá conta de que os clubes espanhóis, assim como os portugueses, estão a testar jogadores para a "COVID-19" nesta e durante a próxima semana, como primeiro passo para voltar à temporada em junho. Os atletas na Espanha foram orientados a continuarem com seus treinamentos caseiros, no entanto, o primeiro-ministro - Pedro Sánchez anunciou nesta quinta-feira que eles estão livres para recomeçar o treinamento individual a partir da próxima semana.

Os estádios espanhóis estão vazios desde o mês de março.
Os estádios espanhóis estão vazios desde o mês de março.

Mas antes de estarem liberados, jogadores e funcionários precisam passar por um teste chamado "RT-PCR" - um teste de sorologia que detecta se a pessoa está infectada com o novo Coronavírus. Isso em uma primeira fase, na segunda fase, o treinamento individual, enquanto na fase três, o treinamento em pequenos grupos de até oito atletas. Já a fase quatro diz respeito ao treinamento em grupo completo, que precisa durar pelo menos duas semanas antes do retorno dos jogos.

Uma fonte que não foi identificada, disse que as quatro fases poderão ser concluídas no período de um mês, significando assim, que as partidas da primeira divisão do Campeonato Espanhol deverão ser retomadas em meados de junho. Para a conclusão da LaLiga restam 11 rodadas; isso sem falarmos sobre a Copa do Rei e os playoffs da segunda divisão, que também necessitam de datas para os seus términos.

Mesmo que as principais divisões na França e Holanda tenham sido encerradas por causa da pandemia do novo Coronavírus, na Espanha as instituições esportivas, incluindo o departamento de esporte do governo, se comprometeram a encerrar os jogos dentro de campo.