E o coronavírus, a o coronavírus. Vamos lembrar que na última terça-feira a UEFA realizou uma reunião de emergência via videoconferência com os representantes da Associação Européia de Clubes, com as Ligas Européias e com seu braço direito no "Velho Continente" - a FIFPro, para assim definir algumas diretrizes com relação a pandemia que ataca o planeta.

Logo após a mesma, a entidade máxima do futebol na Europa divulgou uma nota oficial, onde todos nós já sabemos que chegou a um acordo para adiar a edição 2020 da EuroCopa e também a edição 2021 da Nations Leagues. Além dessas questões relacionadas aos torneios internacionais, a mesma encaminhou uma solução para a conclusão dos campeonatos nacionais e continentais de clubes, onde segundo a própria UEFA diz o seguinte:

"Um comprometimento para completar todas as competições domésticas e européias até o fim da atual temporada esportiva, ou seja, até 30 de junho, caso a situação melhore e jogar seja prudente e apropriado o suficiente"; diz trecho desta nota divulgada pela entidade.

No entanto, para que isso possa ser possível, a UEFA poderá deixar de lado a regra de exclusividade de suas competições continentais em datas que elas forem realizadas, ou seja, poderemos ter partidas de campeonatos nacionais no mesmo dia em que teremos partidas da Champions League e Euro League. Além disso, é bem possível que a entidade aqui em questão adie um pouco as fases pré-classificatórias de grupos de seus torneios, se a temporada atual se estender até 30 de junho - com isso, cumpriria-se o atual calendário sem problema algum; agora resta saber se eles terão condições de voltarem a campo em meio a toda essa "loucura" do "COVID-19".

Partida entre Borussia Dortmund x PSG pelas oitavas de final da Champions League 2019/2020.
Partida entre Borussia Dortmund x PSG pelas oitavas de final da Champions League 2019/2020.