Em uma reunião diferente que deverá iniciar em poucas horas, a UEFA tentará dar um rumo em suas competições no futebol. Em uma videoconferência com as 55 federações associadas, mais a presença da Liga de Futebol e representantes dos clubes e dos jogadores, a entidade máxima do futebol no "Velho Continente" poderá achar uma solução para encaixar as peças de um quebra-cabeças que virou a "história" do Coronavírus - falando propriamente deste continente.

Com todas as Ligas suspensas até segunda ordem, o principal interesse dessas e de suas federações é encontrar um "horizonte" para que se possa por um final em suas competições antes mesmo do início da nova temporada - que se iniciará em agosto deste ano e essa questão toda passa diretamente pela proposta apresentada pela UEFA de adiamento da EuroCopa.

Mesmo sem a "bola" rolar nos campos europeus, os diretores destes clubes juntamente com suas federações e com a UEFA, na busca por uma solução adequada para reduzir em um todo o possível prejuízo econômico e esportivo que o futebol enfrenta neste momento e para isso, parece ter dois cenários contemplados, segundo as últimas informações vindas da Europa.

Bandeira da UEFA.
Bandeira da UEFA.

O Primeiro:

Adiar o torneio de seleções que deveria iniciar em 12 de junho de 2021; o que criaria outro problema - encaixar no calendário ou suspender a Liga das Nações da UEFA e o novo Mundial de Clubes da FIFA.

O Segundo:

Realizar a EuroCopa em dezembro deste ano; assim, as datas finais da atual temporada ficariam livres para o término dos campeonatos nacionais, da Champions League e da Euro League (o mais óbvio no momento).

Como é possível observar, todos os cenários podem ser contemplados, porém, o prazo em questão não poderá passar de um mês e meio - dois no máximo e assim encerrar com as ligas nacionais; o que só seria possível com o adiamento da EuroCopa.

A expectativa entre os grandes clubes do "Velho Continente" é enorme, ainda mais de países como a Alemanha, França, Itália, Espanha e Inglaterra - clubes esses envolvidos na Champions League e Euro League.