Conmebol anuncia o uso do VAR nas competições sul-americanas

O VAR já foi utilizado em competições realizadas pela Conmebol – quando no ano passado foi incorporado nas semifinais da Libertadores, nas finais da Sul-Americana e na final da Recopa.

Por
Compartilhe

Com o grande sucesso que está fazendo na Copa do Mundo da Rússia, o VAR – árbitro de vídeo será incorporado nas competições sul-americanas ainda nesta temporada. O comunicado foi feito pelo próprio presidente da Conmebol – Alejandro Domínguez, nesta última quinta-feira.

Alejandro Domínguez - presidente da Conmebol.Alejandro Domínguez - presidente da Conmebol.

Assim sendo, o árbitro de vídeo-VAR estará presente na Taça Libertadores e Sul-Americana a partir das quartas de final. O mesmo ainda será utilizado nas finais da Recopa, em 2019.

“Depois do grande sucesso do VAR na Copa do Mundo, decidimos que a partir das quartas de final, o árbitro de vídeo será usado em nossas competições. Quando incorporado no futebol, vimos que nossos árbitros tiveram uma ajuda nesse sentido (Copa do Mundo) já que foram treinados para trabalhar com o sistema, o que os ajudou bastante durante o Mundial da Rússia”, declarou o presidente da entidade máxima do futebol na América do Sul.

O árbitro de vídeo já foi utilizado em competições realizadas pela Conmebol – quando no ano passado foi incorporado nas semifinais da Taça Libertadores, nas finais da Copa Sul-Americana e na final da Recopa.

VAR-árbitro de vídeo - durante a Copa do Mundo da Rússia. (Foto: Reuters).VAR-árbitro de vídeo - durante a Copa do Mundo da Rússia. (Foto: Reuters).

“Eu gosto muito do VAR e acredito que essa mudança chegou ao futebol para ficar”, declarou Alejandro Domínguez – presidente da Conmebol.

A partir deste ano, o uso do VAR nas competições sul-americanas seguirá as mesmas regras das utilizadas na Copa do Mundo da Rússia, aonde o árbitro só poderá ser auxiliado em casos de gols, pênaltis, cartões vermelhos e identificação do jogador em caso de cartão.

Comentários