Cláudio Caçapa tem números ABSURDOS no Botafogo e Lage já fica pressionado

Quem acompanhou o Botafogo no Campeonato Carioca deste ano não imaginaria que a equipe fosse ter o desempenho que está tendo. Além disto, a fraca campanha na Copa do Brasil também causou certos receios do torcedor, que esperava que a equipe conseguisse se recuperar na temporada. Após um início positivo na Copa Sul-Americana e um desempenho muito bom no Brasileirão, a equipe viu seu treinador ir embora, para o futebol árabe, tendo sido contrato Cláudio Caçapa, para treinar a equipe interinamente.

A escolha do lendário jogador brasileiro, para treinar a equipe, principalmente após o anúncio oficial do novo comandante, foi cercada de dúvidas, ainda mais por poucos conhecerem Cláudio Caçapa como treinador. Porém, o desempenho não piorou e inclusive até melhor com Caçapa. Com o anúncio de Bruno Lage, o clube espera manter os mesmos números, entretanto os números do treinador interino já começam a pressionar o português no comando da equipe.

Números de Cláudio Caçapa no Botafogo são impressionantes

Contratado de maneira interina após passagem pelo Lyon, equipe que Textor tem participação, Cláudio Caçapa chegou como um nome para comandar a equipe e preparar o terreno para o novo comandante. Pensando em manter o mesmo desempenho ou evitar uma queda tão grande após a saída de Luís Castro, a iniciativa não apenas deu certo, como está sendo mostrado o surgimento de um grande nome para o futuro.

Fundamentos Números
Vitórias 4
Aproveitamento 100%
Gols marcados 8 gols
Gols sofridos 0 gols
Minutos sem sofrer gols 360 minutos
Jogos sem sofrer gols 4
Média de posse de bola 46%

Iniciando no comando do time diante do Vasco, em um clássico cercado de expectativas, o Cláudio Caçapa foi muito bem. Depois de um primeiro tempo cercado de muitas chances criadas pelo time vascaíno, o Cruz-Maltino cansou e viu o Botafogo abrir 2 x 0. Após isto, Caçapa treinou a equipe nos confrontos diante do Grêmio, Patronato e por último diante do Bragantino. A grande curiosidade é que o saldo de oito gols marcados, vem das quatro vitórias por 2  x 0 a equipe teve até o momento.

A solidez defensiva da equipe também chama a atenção. Nas quatro partidas que disputou sendo comandada por Claudio Caçapava, o Botafogo não sofreu gols, um cenário semelhante ao que já vinha acontecendo com Luís Castro. Nas últimas dez partidas sendo comandadas pelo português, o time só sofreu três gols, cenário que vem se repetindo neste momento. Último gol sofrido foi no confronto diante do Magallanes, pela Sul-Americana.

A posse de bola, apesar de ser de 46%, demonstra um time que não faz questão de ter a bola e deixa o adversário atuar. Esta característica foi vista nos últimos jogos e deve se repetir, agora sem Cláudio Caçapa. O Fogão gosta de atuar em um contra-ataque de velocidade, sendo letal com seus adversários.

Última passagem de Bruno Lage pela Europa

Comandando o Wolverhampton, Bruno Lage vem com alta expectativa para comandar o time carioca. Apesar da décima terceira posição na Premier League, o desempenho foi muito bom. Os Lobos até fizeram frente em anos anteriores, principalmente na década de 50 e 60, porém nos últimos anos brigam contra o rebaixamento na Premier League. Lage saiu do clube após o final da temporada e já vinha sendo sondado por outros clubes, mas preferiu o projeto do Fogão.

Fundamentos Números
Jogos 51
Vitórias/Empates/Derrotas 19/9/23
Aproveitamento 43%
Gols a favor 52
Gols sofridos 56

O levantamento feito pelo Sofascore mostra números bem abaixo do esperado. Com 43% e 23 derrotas em 51 jogos, o time de Lage demonstrou fraco poder defensivo, ainda mais por ter sofrido 56 gols e não foi muito ofensivo, tendo uma média de praticamente um gol por hoje. Porém, vale destacar que este é um desempenho, de uma equipe que nos últimos anos vem brigando contra o rebaixamento e não tendo altos investimentos.

Com os números de Caçapa, Lage vai precisar manter o desempenho do time e terá que lidar com as comparações com o antigo treinador, que deve retornar ao Lyon, onde é assistente técnico.

Botafogo
Sofascore
Otávio Silva Otávio Silva

Estudante de jornalismo com experiência em assessorias de imprensa e em portais de noticias. Apaixonado por escrever sobre esportes, mas com uma paixão ainda maior pelo futebol. Gaúcho de Porto Alegre e admirador do futebol raiz.

[blocksy_breadcrumbs]