Não foi desta vez! A Juventus não consegue segurar a Napoli, mesmo com Buffon salvando a "Velha Senhora" em alguns momentos e deixa escapar a taça da Copa da Itália nos pênaltis. Nos 90 minutos tudo igual - 0 a 0, mas nas cobranças de penalidades a Napoli foi mais competente e saí do Estádio Olímpico de Roma com a sua sexta conquista do torneio em questão.

Com a sexta taça garantida da Copa da Itália, a Napoli ultrapassou o Milan e o Torino no ranking geral da competição, se tornando no sexto maior vencedor da copa, ficando atrás apenas da própria Juventus, Roma, Inter de Milão, Lazio e Fiorentina. A última conquista da Copa da Itália por parte da Napoli foi na temporada 2013/2014.

Napoli - campeão da Copa da Itália 2020
Napoli - campeão da Copa da Itália 2020

O JOGO

Com uma partida muito equilibrada nos 90 minutos, o time campeão impôs muita dificuldade ao seu adversário e ao principal jogador da Juventus - aqui falamos de Cristiano Ronaldo, que pouco conseguiu fazer durante o confronto. O técnico Gattuso armou um esquema com duas linhas defensivas muito compactas e com isso deu pouco espaço para a equipe adversária, aproveitando com isso os contragolpes. Na etapa inicial a Napoli foi superior a "Velha Senhora" e só não abriu o placar do jogo graças às intervenções de Gianluigi Buffon, que salvou dois chutes de Insigne e Demme.

Na etapa complementar o cenário se manteve o mesmo, com a Napoli sendo mais determinada, ficando mais tempo com a bola nos pés. A Juventus nitidamente fora de forma demonstrou falta de criatividade e cansaço por parte de seus jogadores, entre eles Cristiano Ronaldo, que pouco produziu e deixou o campo sem nenhuma finalização certa ao gol e quase no apagar das luzes do tempo normal, Buffon voltou a salvar a "Juve" em uma linda defesa na cabeçada de Maksimovic. Placar final dos 90 minutos - 0 a 0

Napoli 100% nos pênaltis
Napoli 100% nos pênaltis

Pênaltis

Nas cobranças de penalidades, novamente a Napoli foi superior a Juventus - com 100% de aproveitamento, enquanto isso a "Velha Senhora" desperdiçou duas cobranças, com Dybala e Danilo - logo nos dois primeiros pênaltis, o que complicou a vida para o time de Cristiano Ronaldo e Cia. Insigne, Politano, Maksimovic e Milik converteram para o time napolitano, dando a esse o título da Copa da Itália 2020.

De quebra, Gennaro Gatusso que iniciou sua carreira como treinador em 2012, conquistou o seu primeiro título como comandante técnico. O mesmo já tem trabalhos em quatro equipes antes de chegar ao Napoli, no final do ano passado.

Agora para a Juventus resta conquistar o título do Campeonato Italiano e tentar o título da Champions League, onde na primeira partida das oitavas de final foi derrotada para a equipe do Lyon pelo placar de 1 a 0 e agora precisará reverter essa situação se quiser se manter vivo no maior torneio futebolístico do continente, que será disputado em Lisboa.