OPINIÃO: Seleções pagam o preço de um calendário absolutamente ridículo no futebol brasileiro

Com a liberação do atacante Paolo Guerrero, que não foi convocado para a seleção peruana nos próximos amistosos, o debate sobre o calendário do futebol brasileiro é absolutamente recorrente.

Por Talis Andrey de Mello
Compartilhe

Nesta sexta-feira, a seleção peruana confirmou que o pedido feito pelo Internacional foi aceito, e com isso, o atacante Paolo Guerrero não irá defender a seleção de seu país na próxima "Data-FIFA". Entretanto, engana-se quem pensa que este é um caso isolado no futebol brasileiro. Deveria ser, mas não é.

Há algumas semanas atrás, o técnico Tite declarou publicamente que não convocou jogadores que estivessem envolvidos na fase semifinal da Copa do Brasil. Sendo assim, nomes que vem ganhando força na seleção brasileira, como o caso do atacante Éverton, do Grêmio, não poderão atuar por sua seleções justamente por conta de algo que vem se tornando um debate cada vez mais frequente entre os torcedores: O calendário do futebol brasileiro.

Mais do que a quantidade absurda de jogos na temporada, ou pelo excesso de competições, o descaso da CBF com as partidas envolvendo as seleções é algo cruel com os próprios clubes. A maior entidade do nosso futebol faz com que os clubes peçam piedade para as federações, com o intuito de não perderem os seus maiores talentos em momentos decisivos do ano. Com isso, além de perder força com jogadores, os principais "produtos" de cada clube perdem valorização, tendo em vista que convocações geram valorização no mercado de transferências.

guerrero

Já passou da hora deste assunto ser revisto pela CBF. Se a prioridade é não alongar demais a temporada, basta organizar melhor a quantidade de jogos e a logística. Se a qualidade do nosso futebol é duramente criticada pelos especialistas, basta entender que para cada atleta, a oportunidade de defender o seu país pode ser algo extremamente importante em sua carreira. Futebol é momento, e não apenas para os clubes.

Mais sobre: opiniao guerrero everton
Torcedor: compartilhe
Siga nas redes
Comentários
Carregar comentários
Assista ao nosso último vídeo:
Inscreva-se no canal