Fluminense enfrenta o Fortaleza em um mata-mata pela primeira vez na história

Nesta última terça-feira (19), o sorteio da CBF colocou frente a frente nas quartas de final da Copa do Brasil os tricolores Fluminense e Fortaleza. Decerto, esta será a primeira vez que os dois times se enfrentarão em um mata-mata. De fato, será o duelo mais importante dos 74 anos de história desse confronto.

Confronto entre os Tricolores

Os primeiros quatro jogos entre eles foram em amistosos, todos no estádio Presidente Vargas, na capital cearense. O primeiro duelo aconteceu no dia 19 de dezembro de 1948 e terminou com uma goleada do Fluminense por 5 a 0. Em 1959 e em 1966, as equipes empataram sem gols. E, por fim, em 1968, o Fortaleza ganhou seu primeiro duelo. A partida acabou 1 a 0 para o Leão do Pici.

Porém, os primeiro jogo oficial entre eles aconteceu no Campeonato Brasileiro de 1973, quando o Fortaleza ganhou por 1 a 0 no Presidente Vargas, pela 17ª rodada. Além disso, o Leão repetiu o placar em novo encontro dois anos depois, mas agora no Castelão. Já o primeiro confronto com mando de campo do Fluminense foi no Brasileirão de 1976, com vitória do time das laranjeiras por 3 a 1.

Depois disso, os dois só voltaram a se encontrar sete anos depois, quando se enfrentaram duas vezes pelo Grupo D da primeira fase do Brasileirão de 1983, onde acabou 0 a 0 no Castelão e 5 a 1 para o Fluminense no Maracanã. Estes foram os últimos confrontos no século XX.

Os 13 confrontos posteriores já foram todos na “Era” dos pontos corridos do Brasileirão. Em 2003, o Fortaleza se deu melhor nos duelos. No ano seguinte não houve duelo porque os cearenses estavam na Série B. Em 2005 e 2006, cada um venceu uma.

Após isso, o Fortaleza voltou para segunda divisão, e o duelo contra o Fluminense só voltou acontecer em 2019. Nesse ano, o Tricolor carioca ganhou uma e empatou outra. No ano seguinte, os cariocas venceram as duas. Mas o Leão deu o troco em 2021. O último encontro entre as equipe, o Flu saiu melhor.

Próxima partida do Fluminense no Brasileirão

Por fim, o Fluminense aos 28 pontos, encostou na parte de cima da tabela. O clube carioca chegou na 5ª posição. Agora, o Tricolor visita o Goiás, às 19h (horário de Brasília), no estádio da Serrinha, em Goiânia.

Foto destaque: Divulgação/ Fluminense

Meu nome é Enzo Pires, tenho 19 anos e sou estudante de jornalismo. Desde que terminei a escola eu tinha certeza que meu futuro seria no esporte.