Copa do Mundo: veja os números de Tite na Seleção Brasileira

Com um pouco mais de um mês para a Copa do Mundo do Catar, confira os números de Tite na Seleção Brasileira. O técnico brasileiro, que assumiu a equipe em 2016, tem ótimos resultados no comando do time.

Antes de ser anunciado, seu nome era uma unanimidade entre torcedores e imprensa para ser o novo técnico. No entanto, mesmo com o sucesso nas estatísticas, hoje sofre diversas críticas quanto à atuação da equipe.

Em seis anos, Tite tem 76 jogos como técnico do Brasil. Dessa forma, já passou pela Copa do Mundo de 2018, Copa América de 2019 e 2020, esta disputada em 2021, Eliminatórias da Copa para o Mundial de 2018 e 2022, e diversos amistosos entre as competições oficiais.

Números de Tite na Seleção Brasileira

São 76 jogos, onde conquistou 57 vitórias e 14 empates. Assim, perdeu somente cinco vezes nesses seis anos. Esses números representam um aproveitamento de 81,14% enquanto no comando do time.

Os números de Tite na Seleção Brasileira não são expressivos somente em vitórias. A quantidade de gols marcados e sofridos desde que assumiu o controle também impressiona.

Nas 76 partidas, o Brasil fez 166 gols e apenas foi vazado em 27 oportunidades. Ainda, só sofreu gols em 24 jogos, significando 52 confrontos onde a equipe brasileira manteve o adversário zerado.

As vitórias

Nas 57 vitórias conquistadas pela Seleção Brasileira com o Tite no comando, a maioria veio em jogos das Eliminatórias da Copa. Ao todo, venceu 24 vezes na competição, em 29 partidas. Sendo 10 destas conquistas para a Copa da Rússia e 14 para a Copa do Catar.

Em seguida, vem os amistosos. Foram 21 vitórias, também em 29 partidas. Porém, uma das maiores críticas em relação a esses jogos é que é sempre com seleções mais fracas. São poucos jogos onde o Brasil enfrenta times no top 10 do Ranking da Fifa.

Na Copa América, os números de Tite na Seleção Brasileira continuam excelente. Em 2019, venceu quatro partidas em seis jogos. Teve mais uma vitória, mas nos pênaltis e, por isso, não entram aqui. Na competição daquele ano, o Brasil foi campeão invicto.

Já na Copa América de 2021, o time jogou sete vezes. Conquistou cinco vitórias, mas a edição ficou marcada pela derrota sofrida na final diante a Argentina.

E, por último, a Copa do Mundo de 2018. Em cinco partidas, o Brasil venceu três jogos. Dois foram na fase de grupos, diante a Costa Rica e a Sérvia. E a última vitória foi contra o México, nas oitavas de final.

Tite em treino da Seleção Brasileira.
Tite em treino da Seleção Brasileira. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Os empates

Apesar de os números de Tite na Seleção Brasileira serem bons, ao longo dos seis anos houve alguns empates que deixaram a torcida frustrada.

A maioria dos empates veio nas Eliminatórias da Copa e em amistosos, sendo cinco em cada. Alguns desses resultados vieram contra seleções consideradas mais fracas, como BolíviaPanamá e Senegal.

Porém, também teve um empate com a Inglaterra, em um raro amistoso contra uma seleção entre os 10 primeiros do Ranking da Fifa.

Ainda, foram três empates na Copa América. Dois aconteceram na edição de 2019, um foi decidido nos pênaltis, onde o Brasil ganhou. E o outro em 2021, ainda na fase de grupos.

Na Copa do Mundo de 2018, a Seleção Brasileira empatou somente uma vez com o Tite no comando. Em um jogo contra a Suíça, na 1ª rodada da fase de grupos.

As derrotas

Quanto as derrotas sofridas, os números de Tite na Seleção Brasileira também chamam a atenção. Em seis anos, a equipe só perdeu cinco vezes.

Contudo, duas dessas derrotas foram em competições oficiais importantes. Uma foi na Copa do Mundo de 2018, onde perdeu de 2 x 1 para a Bélgica nas quartas de final e foi eliminado da competição, acabando com o sonho do hexa naquele ano.

A outra derrota em competição oficial foi para a Argentina, por 1 x 0, na final da Copa América de 2021. Esta foi a última vez que o Brasil perdeu com o Tite no comando.

Mesmo assim, foram nesses dois resultados que os números de Tite na Seleção Brasileira não importaram tanto para os críticos. Já que foram duas derrotas importantes e um desses jogos em casa, contra a grande rival Argentina.

Todos os outros três resultados negativos foram em amistosos. A 1ª vez que o Brasil perdeu com o Tite foi em 2017, contra a Seleção Argentina. Em seguida, veio a derrota na Copa do Mundo.

Depois, perdeu duas vezes em 2019, uma vez para o Peru e a outra para a Argentina, ambos os jogos ficaram apenas no 1 x 0.

Saldo de gols na Era Tite

Outros números de Tite na Seleção Brasileira que são impressionantes, é a quantidade de gols marcados nestes seis anos, 166 ao todo.

Em somente 76 jogos, o Brasil apenas não marcou em 10 partidas. Estes jogos aconteceram em quatro das cinco derrotas e em seis dos 14 empates.

Nos 66 confrontos onde gols foram marcados por brasileiros, são 18 jogos onde fez dois gols, 14 onde marcou três vezes. E, ainda, 15 partidas com quatro gols ou mais. A maior goleada foi contra o Honduras, por 7 x 0, em 2019.

Quanto aos gols sofridos, os números de Tite na Seleção Brasileira continuam admiráveis, pois foram apenas 27. E, além da pouca quantidade, em apenas três jogos o Brasil levou mais de um gol.

Esses gols vieram contra a Bélgica, na derrota de 2 x 1 na Copa do MundoColômbia, em empate de 2 x 2 em amistoso em 2019, e Peru, uma vitória de 4 x 2 nas Eliminatórias da Copa em 2020.

Com isso, a defesa da Seleção Brasileira segurou os ataques adversários em 52 partidas. Além disso, o saldo de gols da equipe é de 139.

Tite em amistoso contra Gana.
Tite em amistoso contra Gana. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Tite e a Copa do Mundo 2022

Com os números de Tite na Seleção Brasileira sendo tão bons e chamando atenção pelo mundo, muitas pessoas colocam o Brasil como favorito para conquistar o título deste Mundial.

Nos sites de apostas, é a Seleção Brasileira que tem os melhores odds para ser o campeão desta Copa do Mundo.

No entanto, as críticas, principalmente por brasileiros, persistem. Seja pelo estilo de jogo, pelos adversários escolhidos para os amistosos, ou alguns resultados pontuais, alguns torcedores seguem insatisfeitos com o time e o técnico brasileiro.

De qualquer forma, independente do resultado conquistado pelo Brasil, Tite já afirmou que vai sair do comando da Seleção Brasileira. E a CBF já procura substituto para o cargo.

Amanda Mânica Amanda Mânica

Apaixonada por futebol desde criança, encontrando na redação esportiva um meio de trabalhar com aquilo que amo.

[blocksy_breadcrumbs]