Conmebol chama Ronaldo e grupo do penta, mas só argentinos homenageiam Pelé

Neste domingo (11), em Doha, no Catar, aconteceu um evento, organizado pela Conmebol, para homenagear o ‘Rei do Futebol', Pelé. Ex-jogadores brasileiros teriam sido convidados, mas apenas um ex-atleta compareceu. Trata-se do ex-lateral Javier Zanetti.

+ Árbitros sul-americanos roubam a cena na Copa do Mundo

Pessoas próximas à Conmebol disseram que ex-jogadores brasileiros foram chamados para ocasião e citou Roberto Carlos, Ronaldo Fenômeno, Cafu e Kaká. Porém, nenhum deles compareceu.

A participação brasileira ficou a cargo de Fernando Sarney, um dos vice-presidentes da CBF e membro dos conselhos da FIFA e da Conmebol.

+ Neymar quebra silêncio após eliminação na Copa do Mundo

O discurso do ex-lateral argentino não estava previsto para acontecer. O convite veio através de um dos apresentadores do evento – que também é argentino.

“Pelé foi inspiração para muitos do futebol. Mandamos todas as forças para que se recupere. O que Pelé transmite é motivo de orgulho. Ele nunca dividiu. Sempre quis unir. Pelé é um grande exemplo”, disse Zanetti.

Conmebol chama Ronaldo e grupo do penta, mas só argentinos homenageiam Pelé
Foto destaque: Reprodução / Conmebol

Outro argentino que estava no evento da Conmebol é o ex-goleiro Nery Pumpido, que é secretário-geral adjunto e diretor de desenvolvimento da entidade.

A entidade usou a ocasião para sugerir à CBF que substitua três estrelas no uniforme da seleção por três corações, em homenagem a Pelé, fazendo referência à cidade mineira em que o ‘Rei do Futebol' nasceu.

+ Carrasco do Brasil, conheça o goleiro da Croácia

Ele vem fazendo história no Catar. Um nome desconhecido, que se tornou o cara da Croácia na Copa do Mundo, sendo protagonista contra o Japão e, na fase seguinte, herói diante do Brasil. Estamos falando de Dominik Livakovic, o goleiro do Dínamo Zagreb.

+ Marrocos faz história e está na semifinal da Copa do Mundo

A Croácia venceu nos pênaltis o Brasil, que deu adeus ao sonho de conquistar o hexacampeonato e se despediu da Copa do Mundo nas quartas de final. Um dos responsáveis, ou principal, por esse feito é Dominik Livakovic, goleiro croata que fez ótimas defesas no tempo normal e espalmou a penalidade de Rodrygo.

ESTREIA PELA CROÁCIA

Aos 27 anos, Livakovic está em sua segunda Copa do Mundo, porém é a primeira como titular. Em 2018, ele foi reserva de Subasic, que se aposentou da seleção, abrindo espaço para Dominik. No dia 2 de julho, o goleiro fez a sua estreia pela Croácia.

Dominik Livakovic, goleiro da Croácia
Foto destaque: Reprodução / Getty Images

ESPECIALIDADE EM PÊNALTIS

As cobranças de pênalti defendidas por Livakovic não são uma novidade para ele e a Croácia nesta Copa do Mundo. Contra o Japão, o goleiro igualou um recorde em mundiais, defendendo três penalidades. Diante do Brasil, mais uma defesa.

Livakovic defendendo pênalti contra o Japão
Foto destaque: Reprodução / Croácia

CARRASCO DO BRASIL

Um dos heróis improváveis, por tantos talentos em campo, Dominik Livakovic foi decisivo contra o Brasil. Além das ótimas defesas com a bola rolando, ele foi responsável por defender a cobrança de Rodrygo. Já na cobrança de Marquinhos, ele apenas viu a bola parar na trave. Restava apenas comemorar: a Croácia estava nas semifinais.

Dominik Livakovic comemorando a classificação após pênalti perdido por Marquinhos
Foto destaque: Reprodução / Getty Images

JOGADOR DE BASQUETE?

Antes de se aventurar no futebol, Livakovic chegou a jogar basquete, muito por influência de seu avô, que era apaixonado pelo esporte. Por quase ser jogador de basquete e por hoje ser goleiro, a sua altura não é uma das suas grandes virtudes. Dominik tem apenas 1,87 m.

Livakovic leva o prêmio de melhor jogador da partida entre Brasil x Croácia
Foto destaque: Reprodução / FIFA

DIPLOMATA

Longe do futebol, Livakovic quase seguiu a profissão de seu pai, que foi Ministro da Infraestrutura da Croácia. Era um sonho, que acabou sendo encerrado com a chegada no esporte.

Livakovic entrevista coletiva
Foto destaque: Reprodução / Croácia

Com a classificação, a Croácia enfrenta a Argentina na próxima terça-feira (13), às 16h (horário de Brasília), no Lusail Stadium, em busca de sua segunda final de Copa do Mundo, e de forma consecutiva.

E MAIS:

+ Jogadores da Seleção Brasileira lamentam eliminação nas redes sociais

+ Neymar diz que cogita se aposentar da Seleção

+ Técnico de Portugal se irrita e dispara: “Deixem Cristiano em paz”

+ Ex-atacante da Alemanha destaca festa de argentinos no Catar

+ Jornalista Grant Wahl morre durante Holanda x Argentina 

André Merice André Merice

Quando pequeno, sonhava em ser jogador profissional de futebol. O destino, porém, me reservou outra tarefa. E é claro, não poderia ser sobre outra coisa: é futebol, meu amigo.