Um dos campeonatos estaduais mais tradicionais do Brasil inicia nesta terça-feira, com o duelo entre Botafogo x Boavista; obviamente que estamos falando do Campeonato Carioca 2022, que nesta edição repetirá o regulamento da temporada passada, tendo assim turno único nesta primeira fase, com todas as 12 equipes se encarando entre si.

Os quatro melhores avançam para as semifinais e consequentemente, os vencedores desta chegarão a grande decisão.

Entre os gigantes do torneio, a grande novidade fica por conta de seus treinadores, uma vez que apenas o Botafogo manteve o treinador da última temporada - Enderson Moreira.

O Flamengo como todos bem sabem tentou repatriar Jorge Jesus, mas sem sucesso, assim buscou da "terrinha" o português Paulo Sousa, enquanto o Fluminense confirmou o retorno de um velho conhecido dos tricolores - aqui nos referimos a Abel Braga.

Por sua vez, o Vasco vem para esse início de ano com Zé Ricardo ocupando a função no banco de reservas do Cruzmaltino.

Busca pela taça

O Mengão, atual campeão estadual, busca em 2022 um feito histórico, o tetracampeonato. Para isso, mantem a base do time de 2021, vindo a campo nesta sua primeira partida do estadual, diante da Portuguesa-RJ, com um time alternativo.

O Flamengo para quem ainda não sabe, mandará seus jogos no Carioca 2022 justamente no campo da Lusa, ou seja, no Estádio Luso-Brasileiro, uma vez que o Maracanã passa pela troca de gramado.

Além do Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco despontam como favoritos ao título e não devem dar moleza ao Rubro-Negro.

Regulamento

O Campeonato Carioca 2022 será disputado entre janeiro a abril, com formato dividido em primeiro turno - denominado de Taça Guanabara, com semifinal e final, lembrando que os 12 clubes jogam entre si e os quatro melhores avançam para a próxima fase.

Já os times que ficaram entre a 5ª e 8ª posição, disputarão a Taça Rio, que não tem nenhuma ligação com a final do Campeonato Carioca.

Vale também lembrar que os jogos do Campeonato Carioca serão levados ao ar na TV aberta pela TV Record.

Confira os jogos da primeira rodada

Terça-Feira - 25 de janeiro

  • Boa Vista x Botafogo - Engenhão - 21h

Quarta-Feira - 26 de janeiro

  • Audax x Nova Iguaçu - Bacaxá - 15h30
  • Volta Redonda x Vasco - Raulino de Oliveira - 19h
  • Flamengo x Portuguesa - Luso-Brasileiro - 21h35

Quinta-Feira - 27 de janeiro

  • Madureira x Resende - Conselheiro Galvão - 15h30
  • Fluminense x Bangu - Luso-Brasileiro - 20h30