Vitor Roque não é o único: números de atacantes ‘esquecidos’ por Diniz na Seleção surpreendem

A primeira convocação do técnico do Brasil dividiu opiniões. E a ausência de Vitor Roque foi uma das ‘injustiças’ encontrada pelos torcedores

Na última sexta-feira (18), Fernando Diniz soltou a lista de sua primeira convocação à frente da Seleção Brasileira. Os 23 escolhidos pelo técnico representarão a Amarelinha nas primeiras duas rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas.

De olho em uma vaga na Copa do Mundo do Canadá, Estados Unidos e México, Diniz e companhia trouxeram algumas novidades. Entretanto, torcedores brasileiros encontraram algumas ‘injustiças’ na convocação.

Entre eles está Vitor Roque, uma das principais estrelas e promessas pensando em 2026. Só que o centroavante do Athletico-PR não é o único. Os números dos atacantes ‘esquecidos’ por Fernando Diniz na Seleção prometem te surpreender.

Vitor Roque merecia uma vaga no Brasil?

O técnico do Fluminense assumiu o Brasil de forma interina até 2024. Carlo Ancelotti, que tem contrato com o Real Madrid até junho do próximo ano, é aguardado pela CBF para comandar o ciclo do próximo Mundial.

Diniz, por sua vez, escolheu os 23 jogadores para defender a Amarelinha por conta própria. Para o setor ofensivo, havia a expectativa de que o treinador fizesse uma reformulação, trazendo novos talentos.

Contudo, os atacantes chamados pela Seleção foram: Antony, Gabriel Martinelli, Matheus Cunha, Neymar, Richarlison, Rodrygo e Vini Jr. A principal “ausência” foi a de Vitor Roque, que está em alta na temporada.

Aos 18 anos, o atacante do Athletico-PR já está vendido ao Barcelona, cujo negócio foi fechado em cerca de € 74 milhões (cerca de R$ 400 milhões). Vitor Roque só irá para a Espanha em 2024.

Enquanto isso, ele tem feito a diferença no futebol brasileiro. Neste ano, foram 17 gols com a camisa do Furacão em 38 partidas, sendo oito no Brasileirão. Além disso, Vitor Roque voou no Sul-Americano sub-20.

Pela Seleção Brasileira da categoria, o atacante balançou as redes seis vezes em oito jogos, sendo o artilheiro da competição e levando o país à conquista do torneio. Apesar disso, ele não foi lembrado por Fernando Diniz na convocação.

Por outro lado, Vitor Roque foi chamado por Ramon Menezes para a Seleção pré-olímpica. Mesmo assim, torcedores brasileiros protestaram argumentando que o atacante do Athletico-PR merecia ir para a Amarelinha principal.

Quem viveu situação parecida foi Marcos Leonardo. O centroavante marcou 15 gols em 31 jogos nesta temporada pelo Santos. Ele também balançou as redes em cinco oportunidades com a Seleção sub-20 em cinco jogos no Mundial da categoria.

Tais números não foram suficientes para garantir uma vaga na lista do treinador do Brasil principal. Assim como Vitor Roque, Marcos Leonardo foi convocado pela Seleção Brasileira pré-olímpica.

Outros dois nomes que ficaram de fora da lista de Fernando Diniz na Seleção Brasileira foram Pedro e Gabigol. Os atacantes do Flamengo continuam fazendo a diferença dentro do futebol brasileiro.

Gabigol disputou 44 partidas em 2023 e anotou 19 gols. Já Pedro atuou em 40 jogos pelo Rubro-Negro e balançou as redes 27 vezes. Assim como as duas jovens promessas, eles também não estiveram na lista de 23 jogadores de Diniz.

Em contrapartida, a convocação de Richarlison à Seleção não agradou os torcedores. Vale lembrar que o atacante jogou 21 partidas oficiais em 2023, mas marcou apenas um gol pelo Tottenham.

Matheus CristianiniMatheus Cristianini

Jornalista de 23 anos formado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passagens por Rádio Unesp FM, Antenados no Futebol e Bolavip Brasil. Apaixonado por tudo o que envolve o futebol. Tanto dentro, quanto fora das quatro linhas.

[blocksy_breadcrumbs]