Não é mais o país do futebol? Vini Jr e Ederson são os únicos brasileiros que concorrem a Bola de Ouro

Os melhores jogadores de 2023 foram definidos pela France Football nesta semana, com a divulgação da lista aos indicados a ganharem a Bola de Ouro. E representando o Brasil, Vini Jr e Ederson foram os únicos brasucas a marcarem presença nesse elenco. Devido à lesão que o afastou por mais de seis meses, Neymar não foi indicado a premiação.

Vale destacar, que no feminino Debinha representa o Brasil. A atacante joga no Kansas City Current e também defende a seleção brasileira, sendo uma das principais da equipe na última década.

Vini Jr e Ederson indicados a Bola de Ouro

Ederson, goleiro do Manchester City e que conquistou a última Champions League com a equipe de Pep Guardiola, está na lista entre os melhores goleiros, mas tem grandes adversários na briga pelo troféu como: Thibaut Courtois (Bélgica e Real Madrid), Yassine Bounou (Marrocos e Al-Hilal), Emiliano Martinez (Argentina e Aston Villa) e Dominik Livaković (Croácia e Fenerbahçe).

São todos goleiros que tiveram seus destaques na Copa do Mundo e ajudaram suas equipes a chegarem até os momentos finais. Emiliano Martinez se consagrou na final contra a França ao defender uma bola chutada por Kolo Muani que era considerada praticamente indefensável por muitos.

Uma surpresa e pode-se confirmar ter sido a sensação da Copa do Mundo de 2022, a seleção de Marrocos deixou seu marco na história da competição e do futebol. Um dos colaboradores para levar a seleção africana até o 4º lugar do Mundial foi Yassine Bounou, que teve seu mérito nas defesas das cobranças de pênaltis nas fases finais do torneio.

Não é mais o país do futebol? Vini Jr e Ederson são os únicos brasileiros que concorrem a Bola de Ouro
Yassine Bounou – Foto: Reuters

Dominik Livaković, é o grande carrasco do Brasil na Copa do Mundo do Catar. O goleiro foi uma das peças responsável pela eliminação da seleção canarinha, ao defender a cobrança de pênalti de Rodrygo.

Ederson, foi reserva de Alisson, na equipe de Tite, mas teve seu destaque com o Manchester City, conquistando pela primeira vez a Champions League. Agora, está na lista dos melhores goleiros pela France Football e tendo a chance de levar a nomeação para casa.

Vini Jr

Desde sua chegada no Real Madrid, seu talento e potencial foram muito questionados até mesmo por uma parcela de brasileiros. Sobretudo, Vini Jr mostrou maturidade sobre o assunto e respondeu dentro de campo as críticas e dúvidas que eram levantadas a seu respeito.

Vinicius Júnior é o rosto do futuro do futebol brasileiro e com apenas 22 anos se tornava campeão da Champions League com Rodrygo. Mesmo não conquistando a orelhuda na última temporada, ainda levantou o caneco da Copa do Rei e marcou 23 gols e 19 assistências em 55 partidas da temporada 2022/23.

Agora, está na lista dos 30 atletas que concorrem a Bola de Ouro. Contudo, tem nomes fortes para superar como: Lionel Messi, Karim Benzema, De Bruyne, Erling Haaland e Kylian Mbappé. Todos são jogadores que tiveram seu destaque na última temporada e tendo sua parcela de chance de levar a premiação. Ou seja, a disputa é acirrada e cada um tem seu mérito para leva o prêmio.

Quase 20 anos sem um brasileiro ganhar a Bola de Ouro

São quase 20 anos sem um brasileiro a levar a Bola de Ouro. A última vez que isso aconteceu foi em 2007 com Kaká, que na época vestia a camisa do Milan, da Itália e foi o grande destaque da temporada, conquistando pela primeira vez a Champions League.

Depois disso, o único brasileiro a chegar perto de levar a premiação foi Neymar em 2015 e 2017, quando atuava pelo Barcelona. Só que o após sua saída da Catalunha, nunca ficou próximo novamente do prêmio francês.

Em 2023, as chances do Brasil voltaram a crescer com Vini Jr. O jogador do Real Madrid promete ainda entregar muito futebol tanto pelo clube espanhol tanto com a seleção brasileira. Ainda, é a esperança do Brasil em voltar a ganhar uma Copa do Mundo novamente, no qual já se completou 20 anos de jejum.

Carolina Castro Carolina Castro

Tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Desde criança desenvolvi o gosto por esporte e por isso escolhi ser jornalista. Foi a profissão que me deixou mais próxima daquilo que mais amo: falar e escrever sobre esporte.

[blocksy_breadcrumbs]