Depois de já ter apresentado as datas para a competição, a Confederação Brasileira de Futebol-CBF anuncia nesta quinta-feira, quando será realizado o sorteio dos primeiros confrontos da edição 2022 da Copa do Brasil.

Em nota oficial, a entidade máxima do futebol brasileiro comunica que o evento que será realizado na sede da confederação, no Rio de Janeiro, ocorrerá no próximo dia 17 de janeiro, em uma cerimônia prevista para iniciar às 15h (de Brasília); a mesma contará com transmissão ao vivo pela CBF TV.

Ainda sem saber se contará com alguns dirigentes dos clubes participantes da Copa do Brasil e também com alguns convidados, a CBF apenas destacou a data e o horário da apresentação dos clubes que irão participar do torneio e desses que farão parte do sorteio em destaque.

Como funciona a Copa do Brasil

O torneio é dividido em fase, onde nesta primeira com jogos únicos e eliminatórios, 80 times participarão desta, com o mando de campo para a equipe pior posicionada no Ranking Nacional de Clubes.

Assim seguirá na segunda-fase, com jogo único e eliminatório, mas o mando de campo será definido através de novo sorteio a ser realizado na sede da CBF.

Já na terceira fase, o torneio seguirá o modelo de mata-mata tradicional, com jogos de ida e volta; é nesta fase que entram os times classificados a Libertadores, assim como também o Campeão da Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B do Brasileirão.

Além desses, entram também os clubes da Série A, caso seja necessário para completar as 12 vagas.