A Liga dos Campeões da Europa, considerada a maior competição de clubes do futebol mundial, chegou no seu momento mais decisivo. A partir de 2022, os 16 melhores clubes do Velho Continente disputarão a fase de mata-mata do torneio, e temos grandes surpresas nesta edição.

Além dos já tidos como favoritos ao título, como Manchester City, PSG, Bayern de Munique, Chelsea e Liverpool, tivemos alguns fatores inusitados como a eliminação do Barcelona, que ficou de fora desta fase após 17 anos. Outra classificação surpreendente foi a do Sporting, que desbancou o favoritismo do Borussia Dortmund.

Oitavas de final da Champions League; Veja os duelos

  • RB Salzburg (AUS) x Bayern de Munique (ALE)
  • Sporting (POR) x Manchester City (ING)
  • Benfica (POR) x Ajax (HOL)
  • Chelsea (ING) x Losc Lille (FRA)
  • Atletico de Madrid (ESP) x Manchester United (ING)
  • Villareal (ESP) x Juventus (ITA)
  • Internazionale (ITA) x Liverpool (ING)
  • Real Madrid (ESP) x Paris Saint-Germain (FRA)

*Os times do lado direito decidirão a eliminatória atuando em casa.

IMPORTANTE: Vale lembrar que o sorteio das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa teve de ser refeito por conta de 3 erros materiais da entidade em relação ao cruzamento de adversários nos potes do sorteio. Atletico de Madrid, Manchester United e Liverpool foram os principais influenciados.

Sorteio das oitavas da Champions 2021; Veja datas e onde assistir

Onde assistir ao vivo

O sorteio das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa acontece nesta segunda-feira (13), na cidade de Nyon, na Suíça. O evento está marcado para às 8h (Horário de Brasília), e também fará o sorteio da fase de 16 avos de final da UEFA Europa League.

O sorteio terá transmissão ao vivo dos canais SBT (TV aberta) e TNT Sports (TV fechada), além do canal do SBT no Youtube, e na HBO Max (streaming). A plataforma digital da UEFA será a encarregada de transmitir o sorteio para todo o mundo.

Potes do sorteio

As 16 equipes classificadas para as oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa foram divididas em 2 potes, de acordo com a campanha das equipes na fase de grupos. Os líderes de cada grupo ficaram no pote 1, enquanto as equipes classificadas como 2º lugar ficaram no pote 2.

Vale lembrar que, as equipes dentro do pote 1 terão o direito de decidir as oitavas de final atuando em casa. Além disso, não existe mais o critério do gol fora de casa, ou seja, se o placar agregado terminar empatado, a vaga na próxima fase será decidida nos pênaltis.

Para as oitavas de final, existiam 2 regras dentro deste sorteio: Duas equipes do mesmo país não podem se enfrentar, assim como equipes que estiveram no mesmo grupo. Veja os potes do sorteio:

POTE 1 POTE 2
Manchester City (ING) Paris Saint-Germain (FRA)
Liverpool (ING) Atletico de Madrid (ESP)
Ajax (HOL) Sporting (POR)
Real Madrid (ESP) Internazionale (ITA)
Bayern de Munique (ALE) Benfica (POR)
Manchester United (ING) Villareal (ESP)
Lille (FRA) RB Salzburg (ÁUS)
Juventus (ITA) Chelsea (ING)

Datas das oitavas de final

Os duelos das oitavas de final da competição acontecerão nos dias 16,17,22 e 23 de fevereiro de 2022, enquanto os jogos de volta estão marcados para os dias 8,9,15 e 16 de março.

De acordo com o calendário pré-estabelecido pela UEFA, as quartas de final acontecerão no mês de abril, e as semifinais em maio de 2022. A grande decisão do torneio será no dia 28 de maio na cidade de São Petesburgo, na Rússia.

Premiação da UEFA Champions League 21/22

FASE DO TORNEIO VALOR (EM EUROS) VALOR (EM REAIS)
Campeão 20 milhões 123 milhões
Vice-campeão 15,5 milhões 95 milhões
Semifinal 12,5 milhões 77 milhões
Quartas de final 10,6 milhões 65 milhões
Oitavas de final 9,6 milhões 59 milhões
Vitória na fase de grupos 2,8 milhões 17,25 milhões
Empate na fase de grupos 930 mil 5,7 milhões
Participação na fase de grupos 15,6 milhões 96,5 milhões
3ª fase de classificação 480 mil 3 milhões
2ª fase de classificação 380 mil 2,3 milhões
1ª fase de classificação 280 mil 1,7 milhões
Rodada preliminar 230 mil 1,4 milhões

Além destes valores, outra situação importante é o "coeficiente do ranking dos clubes", mais conhecido como "fator mercadológico". Este fator é determinado por indicadores como a posição de seu clube na sua liga nacional, sua posição na Champions League e o número total de times do país na competição. Com isso, cada uma das equipes receberá uma parte da quantia de 300,3 milhões de euros.