Em carta aberta, presidente da Fifa se despede de Pelé

As despedidas para Pelé continuam e dessa vez, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, não poupou as palavras em uma carta aberta ao falar do Rei do Futebol.

Monumentos e estádios homenageiam Pelé

Presidente da Fifa se despede de Pelé

A mensagem divulgada pela assessoria de imprensa de Infantino, destacou que Pelé é o único a ganhar três Copas do Mundo e que apesar de a televisão estar dando os seus primeiros passos quando o jogador estava em ação, o camisa 10 ainda deixou marcado nas lembranças e na história do futebol momentos incríveis e imagináveis, como “o gol que ele marcou na final da Copa do Mundo da FIFA de 1958 aos 17 anos, quando passou a bola por cima de um zagueiro e chutou de voleio para a rede.”

Por sua habilidade fora do comum, Pelé era alvo de brutalidade nas tentativas de para-lo. Vale destacar, que na Copa de 1962, as muitas faltas que recebeu nos primeiros jogos da competição o deixou fora do restante dos duelos.

Mas também, os adversários não escondiam o respeito e admiração pelo jogador brasileiro. Com o Santos, viajou pelo mundo inteiro enfrentando adversários de vários países e arrastando milhares de pessoas assistir ao melhor jogador de todos os tempos.

O soco no ar de Pelé - Lemyr Martins/Arquivo Abril
Pelé faz sua tradicional comemoração ao marcar um gol – Foto: Lemyr Martins/Arquivo Abril

Pelé marcou gerações

Em certo momento, o presidente da Fifa, destaca o momento que teve a oportunidade de conhecer Pelé em 2016 e também, das primeiras histórias contadas por seu pai.

Tive o grande privilégio de conhecê-lo em diversas ocasiões. Em 2016, já como presidente da FIFA, estivemos lado a lado na estreia do filme de Pelé, que me fez lembrar de quando sentei ao lado do meu pai em 1981 quando ele me trouxe para assistir “Escape to Victory” em que Pelé estrelou ao lado de Silvester Stallone e outros atores famosos.

Eu tinha 11 anos e meu pai me dizia que Pelé era um grande jogador. O golo fantástico que marcou naquele filme foi a única forma, naquele momento, de vislumbrar as suas incríveis habilidades.

Gianni, ainda traz a diferença e mudanças que Pelé fez no futebol, além do ex-jogador fazer o Brasil ser conhecido pelo mundo e dar destaque ao futebol sul-americano.

Das cinco estrelas na camisa canarinho que significa as conquistas das Copas do Mundo, três delas Pelé esteve presente no levantar da taça. Ou seja, é o único jogador a ter ganho três Mundiais.

Por fim, a carta se encerrar ao falar que o ex-jogador será eterno no futebol, apesar de não estar mais presente fisicamente.

Hoje, todos nós lamentamos a perda da presença física do nosso querido Pelé, mas ele alcançou a imortalidade há muito tempo e por isso estará conosco por toda a eternidade.

 

Carolina Castro Carolina Castro

Tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Desde criança desenvolvi o gosto por esporte e por isso escolhi ser jornalista. Foi a profissão que me deixou mais próxima daquilo que mais amo: falar e escrever sobre esporte.

[blocksy_breadcrumbs]