Monumentos e estádios homenageiam Pelé

As homenagens para Pelé rodearam o mundo inteiro. Além de personalidades reverenciarem o Rei do Futebol, também tiveram monumentos e estádios lembrando do maior jogador de futebol que já existiu.

Monumentos e estádios homenageiam Pelé

Foram vários lugares que prestaram homenagem a Pelé, tricampeão mundial da Copa do Mundo com o Brasil.

A começar pelo estádio de Wembley, na Inglaterra, o segundo maior da Europa (fica atrás apenas do Camp Nou, do Barcelona), com capacidade de receber 90.000 espectadores.

Imagem
Estádio de Wembley – Foto: Kieran Cleeves/PA Images via Getty Images

Uma das sete maravilhas do mundo também fez sua homenagem ao Rei do Futebol. O Cristo Redentor, que fica localizado no Rio de Janeiro, mudou suas cores para verde e amarelo.

Cristo Iluminado em homenagem a Pelé — Foto: Reprodução/GloboNews
Cristo Redentor é Iluminado em verde e amarelo — Foto: Reprodução/GloboNews

Pelé também recebeu homenagem da sede da Conmebol. Rei foi bicampeão da Copa Libertadores em 1962 e 1963, torneio organizado pela entidade.

Corinthians foi a maior vítima do camisa 10. O Timão sofreu 50 gols de Pelé, mas ainda fizeram sua despedida do maior jogador de futebol. Na Neo Química Arena, estamparam o rosto do ex-jogador e ainda colocaram três estrelas em referência as Copas do Mundo conquistadas por ele.

Maracanã, palco de muitos shows de Pelé

Um dos estádios mais popular do Brasil, o Maracanã, também fez uma iluminação para Pelé. O estádio tem capacidade para 78.838 pessoas e foi palco para muitos jogos do ex-jogador, como a partida diante do Vasco da Gama, onde fez seu milésimo gol.

Nesse dia, foi reverenciado pelos jornalistas que o colocaram nos ombros. Ainda, o jogador santista deu uma volta olímpica para comemorar com as mais de 65 mil pessoas que o assistia.

Pelé comemora o seu milésimo gol no Maracanã — Foto: Reprodução
Pelé comemora o seu milésimo gol no Maracanã — Foto: Reprodução

Na década de 60, o Maracanã virou a segunda casa do Santos e do Pelé. Por ser um local que tinha uma maior capacitação de público, o Peixe jogou muitas vezes por lá, já que muitos queriam assistir ao camisa 10 do time paulista.

Aquele ataque do Santos, com Pelé, Dorval, Coutinho e Pepe, era muito rápido. Então, quanto mais espaço, melhor para a gente. E o Maracanã dava isso. Passou a ser a nossa casa – disse Pelé em entrevista à TV Globo em 2012.

Ainda, Pelé teve a oportunidade de balançar as redes 69 vezes em 97 partidas disputadas no estádio. Lá, ele conquistou títulos como a Taça Brasil (Campeonato Brasileiro), Torneio Rio-São Paulo e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa.

Carolina Castro Carolina Castro

Tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Desde criança desenvolvi o gosto por esporte e por isso escolhi ser jornalista. Foi a profissão que me deixou mais próxima daquilo que mais amo: falar e escrever sobre esporte.

[blocksy_breadcrumbs]