A temporada 21/22 está oficialmente aberta, com o início de algumas das principais ligas nacionais do Velho Continente. E, em meio a isso, temos também a definição das últimas vagas para a fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, com as fases preliminares da competição.

Já estamos na 3ª fase preliminar do torneio. Neste momento, clubes extremamente tradicionais do futebol europeu, como Benfica e Shakhtar Donetsk, por exemplo, estão em busca de 2 das 6 vagas que estão disponibilizadas para os times dos playoffs.

E, se você quer saber tudo sobre as fases preliminares da maior competição de clubes do mundo, iremos elencar aqui os times participantes, além dos duelos e tudo o que você precisa saber. Confira.

Pré-Champions League; Tabela, jogos, onde assistir e grupos

Como funciona

A Liga dos Campeões é conhecida pela grande maioria dos torcedores no exterior a partir da sua fase de grupos. Entretanto, antes de definir os 32 times que participarão das fases mais "famosas" da competição, existem ao todo 5 fases preliminares.

Destas, 3 delas são consideradas como preliminares, e as 2 fases finais são denominadas como "playoffs", que em tese, é onde algumas equipes tradicionais entram, de acordo com suas respectivas campanhas nos campeonatos nacionais.

Times participantes

Na 3ª fase preliminar da competição, temos algumas equipes bastante poderosas e conhecidas, como o Benfica e o Shakhtar Donetsk, por exemplo. Além deles, os outros times participantes são: Sheriff, Estrela Vermelha, Slavia Praha, Fenecváros, Genk, Ludogorets, Olympiacos, Monaco, Sparta Praga, PSV, Midjtyland, Young Boys, Cluj, Légia Varsóvia, Dínamo Zagreb, Rangers, Malmö e Spartak Moscow.

Os duelos desta fase são:

  • Sheriff x Estrela Vermelha (Placar agregado: 1x1)
  • Slavia Praha x Fenecváros (Placar agregado: 0x2)
  • Shakhtar Donetsk x Genk (Placar agregado: 2x1)
  • Ludogorets x Olympiacos (Placar agregado: 1x1)
  • Mônaco x Sparta Praga (Placar agregado: 2x0)
  • Midtjyland x PSV (Placar agregado: 0x3)
  • Young Boys x Cluj (Placar agregado: 1x1)
  • Légia Varsóvia x Dínamo Zagreb (Placar agregado: 1x1)
  • Rangers x Malmö (Placar agregado: 1x2)
  • Benfica x Spartak Moscow (Placar agregado: 2x0) - ESPN Brasil

Vale lembrar que RB Salzburg e Brondy já possuem vaga garantida na 1ª fase dos playoffs, com duelo de ida marcado para o dia 17 de agosto, e o duelo de volta para o dia 24 do mesmo mês. Os demais duelos desta fase estão marcados para os dias 17 e 18 (ida) e 24 e 25 (volta).

Após o fim das fases preliminares, 6 times irão disputar a fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa. O sorteio da fase de grupos acontece no dia 26 de agosto.

Premiações da Liga dos Campeões da Europa 2021/2022

Principal produto da UEFA, a Liga dos Campeões da Europa tem a maior premiação dentre todas as competições do futebol europeu. Só para o campeão, a premiação atinge 19 milhões de euros (R$123 milhões). O vice-campeão fica com 15 milhões de euros (R$97 milhões). Confira abaixo a premiação por fases:

POSIÇÃO VALOR CONVERSÃO EM REAIS
Rodada preliminar 230 mil euros 1,5 milhões
1ª fase de classificação 280 mil euros 1,8 milhões
2ª fase de classificação 380 mil euros 2,5 milhões
3ª fase de classificação 480 mil euros 3 milhões
Participação na fase de grupos 15,25 milhões de euros 98 milhões
Vitória na fase de grupos 2,7 milhões de euros 17,5 milhões
Empate na fase de grupos 900 mil euros 5,8 milhões
Oitavas de final 9,5 milhões de euros 61 milhões
Quartas de final 10,5 milhões de euros 68 milhões
Semifinal 12 milhões de euros 77 milhões
Vice-campeão 15 milhões de euros 97 milhões
Campeão 19 milhões de euros 123 milhões

Além disso, a premiação da Liga dos Campeões da Europa tem outro ponto importante: clubes participantes também recebem dinheiro de acordo com o "fator mercadológico" de cada um deles.

O fator mercadológico de cada clube é determinado por indicadores como a posição do time na sua liga nacional, sua posição na Liga dos Campeões e o número total de times daquele país participantes na competição. Assim, de acordo com a avaliação de cada equipe, cada uma delas receberá uma parte do montante total.

A última premiação é determinada com o histórico de dez anos de cada participante: a Uefa utiliza o Ranking de Coeficiente dos Clubes - que leva em conta todas as competições internacionais que cada time disputou em dez anos - para dividir 585 milhões de euros entre todas as equipes que jogarem a Champions League.