Joel Embiid ‘causa’ no basquete norte-americano e problemão vem à tona na NBA

O astro do Philadelphia 76ers, Joel Embiid, foi eleito o MVP da NBA 2023 em uma votação que tinha a forte concorrência dos últimos dois MVPs dos últimos quatro anos: o grego Giannis Antetokounmpo e o sérvio Nikola Jokić. Mas o triunfo do camaronês expôs um problema no basquete dos Estados Unidos.

Em suma, a vitória de Embiid não agradou uma boa parte do público da NBA, principalmente os americanos. De fato, a conquista do estrangeiro escancara um problema no basquete norte-americano e traz a discussão de volta ao cenário: os americanos são os melhores do mundo no basquete?

É claro que na NBA os melhores jogadores do mundo estão reunidos. Quando um atleta não está na NBA, é questão de tempo até ir para lá, já foi e saiu, ou sofre preconceito por não estar na maior liga do mundo, sendo até questionado se é bom o sucifiente pois, se fosse, estaria na NBA. 

Prêmio de MVP da NBA para Joel Embiid causa problemão no basquete norte-americano

Em resumo, é apenas o 9º título de MVP da NBA para um estrangeiro. Joel Embiid é apenas o 6º jogador de basquete não nascido nos Estados Unidos a levar o prêmio de melhor jogador da temporada regular. Além disso, é apenas o 2º africano a levar o troféu. Antes dele quem conquistou a premiação foi Hakeem Olajuwon.

Então, 29 anos depois, outro africano volta a ser eleito o MVP da NBA. Mas o que alerta os americanos não é a vitória de um camaronês, mas, sim, o fato dos estrangeiros estarem dominando a liga. É claro que segue tendo diversos norte-americanos em alta, como LeBron James, Stephen Curry e tantos outros.

Contudo, nas últimas cinco temporadas regulares da NBA, foram cinco títulos de MVP para estrangeiros, com o grego Giannis Antetokounmpo vencendo em 2018/19 e 2019/20 e sérvio Nikola Jokić levando às últimas duas conquistas (2020/21 e 2021/22) antes da nomeação de Joel Embiid nesta temporada 2022/23.

Esta já é a maior sequência de estrangeiros vencendo seguidamente o prêmio de MVP da NBA. Isso porque bateram na temporada passada o recorde de 2004-2007, quando o canadense Steve Nash venceu duas vezes e o alemão Dirk Nowitzki venceu mais uma vez, tendo dois gringos levando três troféus seguidos. Com a atual pentanomeação estrangeira para MVP da temporada regular da NBA, o alerta está dado.

[blocksy_breadcrumbs]