Veja os maiores zagueiros da história do Fluminense

Fluzão tem uma trajetória repleta de fatos que orgulham o seu torcedor, seja no futebol brasileiro ou internacional, em épocas passadas ou em tempos atuais. Dessa forma, elencamos os maiores zagueiros da história do Fluminense que contribuíram para o sucesso do clube.

Vale ressaltar que o Flu tem muitas conquistas em seus 120 anos de vida, são elas: Campeonato Carioca (33), Torneio Rio-São Paulo (2), Copa do Brasil (1) e Brasileirão (4).

Os maiores zagueiros da história do Fluminense

Pinheiro

Revelado pelo Americano-RJ, Pinheiro é reconhecido como um xerife na zaga da história do Fluminense. Chegou às Laranjeiras no ano de 1948 e por lá permaneceu até 1963. 

Nesse meio tempo, o Xerifão tricolor conquistou dois títulos cariocas, o Torneio Rio-São Paulo, além da Copa Rio 1952. Atuou pelo Fluminense por 605 jogos, sendo também um dos primeiros zagueiros artilheiros, anotando 51 gols. Mais tarde ainda se tornaria técnico do clube, com três passagens, sendo que a última em 1994.

Ricardo Gomes

Zagueiro forte, guerreiro e de boa velocidade, Ricardo Gomes foi revelado pelo próprio Fluminense, em 1982. Permaneceu na equipe até 1988, quando foi efetuar carreira no futebol da Europa.

Sendo um líder nato desde jovem, ajudou o clube a conquistar um tricampeonato carioca, além do título do Campeonato Brasileiro de 1984. Naquele ano, suas atuações pelo Brasileirão chamaram tanto a atenção de torcedores e da mídia especializada, que o jovem seria rapidamente convocado para a Seleção Brasileira.

Ao todo pelo Flu, Ricardo Gomes atuou em 83 partidas, indo às redes em 11 oportunidades.

Leandro Euzébio

Embora muito questionado por boa parte do torcedor do Fluminense, Leandro Euzébio esteve no clube entre os anos 2010 e 2014. Apesar da qualidade técnica questionável, o jogador jogava com muita raça, marcando inclusive, gols importantes pelo Fluminense. Conquistou o Campeonato Brasileiro 2010 e o Campeonato Brasileiro e Campeonato Carioca de 2012.

Gum

Wellington Pereira Rodrigues, mais conhecido como Gum, chegou ao Fluminense em 17 de agosto de 2009. Gum não teve um bom início, mas com a chegada do técnico Cuca, o zagueiro foi fundamental, quando participou da arrancada que livrou o time do rebaixamento, marcando gols importantes, e assim ajudando o Fluminense a escapar da Série B em uma série invicta de 10 jogos no Campeonato Brasileiro.

Em 2010, Gum foi titular o ano inteiro, além de capitão em algumas partidas, sendo peça importante na conquista do Campeonato Brasileiro, formando a defesa menos vazada da competição, com Leandro Euzébio.

No tetracampeonato Tricolor em 2012, conquistado antecipadamente, Gum se consolidou como um grande zagueiro, formando novamente com seu parceiro Leandro Euzébio a zaga menos vazada da competição, dessa vez sob o comando de Abel Braga, além do título Estadual daquele ano.

Ao todo, o zagueiro disputou 414 partidas com a camisa do Fluminense, marcando 29 gols e tendo conquistado quatro títulos.

Thiago Silva

Defensor que fez parte do time que chegou na final da Libertadores de 2008, Thiago Silva é sem dúvidas um dos melhores zagueiros tecnicamente falando da história do Fluminense.

Ao todo, o Monstro atuou em 146 partidas pelo Flu e marcou 14 gols, entre os anos de 2006 e 2008.

Raphael Almeida Raphael Almeida

Jornalista 33 anos. Atualmente sou repórter e comentarista na Web Rádio Bate Fundo Esportivo. Redator no portal Minha Torcida com passagens por Premier League Brasil e Futebol na Veia.