As 5 maiores goleadas da história do Fluminense

O Fluminense é uma das maiores equipes do futebol brasileiro, sul-americano e mundial. Vamos trazer aqui as cinco maiores goleadas do Tricolor Carioca.

O Fluminense é uma das maiores equipes do futebol brasileiro, sul-americano e mundial. Vamos trazer aqui as cinco maiores goleadas do Tricolor Carioca. São várias goleadas marcantes na história, como a vitória sobre o Athletic-RJ por 11 a 0 em 1906, que é até hoje a maior da história do clube ao lado de outra, contra o Riachuelo-RJ pelo Campeonato Carioca de 1908.

Outras goleadas marcantes foram contra o Serrano-RJ em 1936, outra sobre o Bangu em 1946 e por último, contra o Leopoldina Railway em 1936, em todas essas goleadas do clube, estiveram presentes nomes importantes da história do Fluminense.

Dentre essas cinco goleadas, todas aconteceram em jogos de torneios estaduais, sendo três em Campeonato Carioca e duas delas no Torneio Aberto-RJ de 1936, onde o Flu conseguiu duas de suas maiores goleadas. Contra o Bangu, Riachuelo-RJ e Athletic-RJ, as goleadas contaram por jogos do Campeonato Carioca, enquanto as vitórias sobre o Leopoldina Railway e Serrano-RJ foram válidas pelo Torneio Aberto-RJ de 1936.

O Fluminense tem em sua gigantesca história alguns títulos importantes: Campeonato Carioca (33), Torneio Rio-São Paulo (2), Copa do Brasil (1) e Brasileirão (4).

Veja as 5 maiores goleadas da história do
br

Fluminense

5º- Fluminense 11 x 1 Leopoldina Railway (Torneio Aberto-RJ 1936)

No dia três de abril de 1936, no Estádio Teixeira de Castro, que pertence ao Bonsucesso, pelo Torneio Aberto-RJ, o Fluminense goleou o Leopoldina Railway por 11 x 1. Os gols da partida foram marcados por Hércules (3), Vicentino (3), Russo (2), Lara (2) e Romeu Pellicciari.

O Torneio Aberto-RJ foi um campeonato organizado pela Liga Carioca de Futebol, que era a liga profissional da época. Num período onde o futebol ainda não havia se profissionalizado por completo, esse torneio foi criado com o intuito de atrair times amadores para o futebol profissional.

O campeonato aconteceu em 1935, 1936 e em 1937 acabou sendo interrompido já que houve a pacificação do futebol carioca e a união das duas ligas que existiam no momento, selando o profissionalismo, que era o grande objetivo da criação do torneio. O Fluminense venceu em 1935 e o Flamengo em 1936, em 1937 o Flu liderava mas não houve campeão.

4º- Fluminense 11 x 1 Bangu (Campeonato Carioca 1946)

No dia 21 de setembro de 1946, no Estádio das Laranjeiras, o Fluminense goleou o Bangu por 11 x 1 em partida válida pelo Campeonato Carioca daquele ano, que terminaria com o título do Tricolor após a realização de um quadrangular final, já que a equipe terminou empatada com Flamengo, Botafogo e América-RJ com 26 pontos ao final do torneio.

A partida em questão teve gols marcados por Pedro Amorim (3), Simões (2), Rodrigues Tatu (2), Ademir Menezes (2), Pé de Valsa e Orlando Pingo de Ouro. Entre os jogadores que marcaram gols nessa partida, estão muitos dos artilheiros que o Flu teve, Ademir de Menezes, pouco ficou mas ainda assim marcou 64 gols em 77 partidas, depois foi ser ídolo do Vasco da Gama.

Orlando Pingo de Ouro é o terceiro maior artilheiro da história do Fluminense com 186 gols marcados, além dele, os artilheiros do confronto Pedro Amorim, que fez 82 com o clube carioca, Simões, que fez 92 gols pela equipe e Rodrigues Tatu que atingiu 99 gols são alguns dos grandes artilheiros da história do Nense.

3°- Fluminense 12 x 2 Serrano-RJ (Torneio Aberto-RJ 1936)

No dia 21 de junho de 1936, no Estádio da Rua Campos Sales, as equipes entraram em campo em partida válida pelo Torneio Aberto-RJ daquele ano. A partida terminou 12 x 2 para time da cidade do Rio de Janeiro e teve gols de Romeu Pellicciari (4), Sobral (3), Russo (2), Hércules (2) e Lara.

O artilheiro do confronto, Romeu, é um dos grandes ídolos da história do Fluminense e venceu cinco títulos cariocas com o clube entre os anos de 1936 e 1941, período em que o Tricolor Carioca foi dominante no torneio. Pelo time carioca, marcou 92 gols e virou ídolo nacional após conquistar vários títulos, acabou sendo convocado para a Copa do Mundo de 1938. Pela Seleção Brasileira, jogou 13 vezes e marcou três gols.

Outro jogador importante e que marcou gols nesse confronto, foi Hércules, que é um dos maiores jogadores que o clube já teve, ídolo e quarto maior artilheiro do Fluminense com 164 gols em 176 partidas, atingindo uma média de quase um gol por jogo. Dono de um chute potente, ele foi cinco vezes campeão carioca e chegou a Seleção Brasileira, pela qual fez seis jogos e marcou três vezes, além disso, esteve na Copa do Mundo de 1938.

2°- Fluminense 11 x 0 Riachuelo-RJ (Campeonato Carioca 1908)

No dia cinco de julho de 1908, no Estádio das Laranjeiras, as equipes se enfrentaram em partida válida pelo Campeonato Carioca daquele ano. A partida terminou 11 x 0 para o time mandante e teve gols marcados por Edwin Cox (3), Emile Etchegaray (3), Nestor Macedo (2), Waterman, Salmond e Buchan.

Os artilheiros do confronto Edwin Cox e Emile Etchegaray são dois dos maiores artilheiros do Estádio das Laranjeiras e marcaram respectivamente 62 e 59 gols pela equipe carioca. Além deles, o goleiro Waterman marcou de pênalti, entrando para a história como o primeiro goleiro da história do futebol brasileiro a marcar um gol.

Edwin Cox era irmão do principal fundador do clube Oscar Alfredo Cox e foi o artilheiro do Campeonato Carioca de 1908 com 18 gols marcados. O principal clássico de seu período era contra o Botafogo, no qual ele marcou dez vezes, não tendo atuado em nenhum clássico contra o Flamengo, já que em 1911 se mudou para Porto Alegre, onde jogou pelo Grêmio.

1°- Fluminense 11 x 0 Athletic-RJ (Campeonato Carioca 1906)

No dia nove de setembro de 1906, no Estádio das Laranjeiras, as equipes entraram em campo em partida válida pelo Campeonato Carioca daquele ano, que terminaria com título do Fluzão. A partida terminou 11 x 0 e teve gols de Horácio Costa Santos (4), Buchan (2), Edwin Cox (2), Emile Etchegaray (2) e Félix Frias.

O artilheiro desse confronto, Horácio Costa Santos é um dos sócios e fundadores do clube, tendo sido na sua casa, na rua Marques de Abrantes 51, no bairro do Flamengo, que aconteceu a reunião que deu origem ao nome Fluminense. O atleta marcou ao todo 40 gols com a camisa do time e foi o primeiro artilheiro do Campeonato Carioca, justamente no ano dessa goleada, em 1906, quando terminou o torneio com 18 gols em dez partidas.

Raphael Almeida Raphael Almeida

Jornalista 33 anos. Atualmente sou repórter e comentarista na Web Rádio Bate Fundo Esportivo. Redator no portal Minha Torcida com passagens por Premier League Brasil e Futebol na Veia.

[blocksy_breadcrumbs]