Veja os maiores atacantes da história do Fluminense

Fluzão tem uma trajetória repleta de fatos que orgulham o seu torcedor, seja no futebol brasileiro ou internacional, em épocas passadas ou em tempos atuais. Dessa forma, elencamos os maiores atacantes da história do Fluminense, que contribuíram para o sucesso do clube.

Vale ressaltar que o Flu tem muitas conquistas em seus 120 anos de vida, são elas: Campeonato Carioca (33), Torneio Rio-São Paulo (2), Copa do Brasil (1) e Brasileirão (4).

Os maiores atacantes da história do Fluminense

Telê Santana

Reconhecido mundialmente por seus trabalhos como treinador, principalmente pela Seleção Brasileira nas Copas de 1982 e 1986, Telê Santana também foi um grande jogador e fez sucesso no Fluminense.

O Fio de Esperança, como era conhecido pelo corpo franzino, era um ponta-direita já de muita consciência tática, que voltava para compor o meio-campo.

Revelado pelo Tricolor das Laranjeiras em 1951, permaneceu até o ano de 1960. Nesses nove anos de Nense, conquistou dois Campeonatos Cariocas, e mais duas vezes o Torneios Rio-São Paulo. Também estava presente na Copa Rio de 1952.

No total foram 557 partidas disputadas com 165 gols marcados, sendo o terceiro atleta que mais atuou pelo clube carioca, além de ser o 5º maior artilheiro na história do Flu.

Escurinho

Apelidado de Flecha Negra, por sua impressionante velocidade, Benedito Custódio Ferreira, o Escurinho foi ídolo de infância de outro Benedito, o carrasco Rubro-Negro Assis.

Ao lado de nomes como Castilho, Pinheiro, Jair Marinho, Altair, Telê e Waldo, o eterno ponta-esquerda Tricolor fez história em um time que marcou época nas décadas de 50 e 60.

Sua despedida do clube ocorreu em 1965, já com 490 partidas disputadas e 111 gols anotados, entrando na lista como o 5º jogador que mais vestiu a camisa do Flu.

Assis

Nascido no interior de São Paulo, Assis atuou por pequenas equipes do futebol paulista, até chegar ao São Paulo, InternacionalAthletico Paranaense. Ao lado de Washington, foi no Furacão em que ele formou a famosa dupla Casal 20 pela primeira vez, na qual ele repetiria no Fluminense para fazer história. 

Assis chegou ao Tricolor das Laranjeiras em 1983, para viver a melhor fase de sua carreira como jogador profissional. Até porque, na equipe, ele conquistou um tricampeonato carioca, sendo reconhecido como carrasco do Flamengo em finais, e foi um dos protagonistas na conquista do Brasileirão de 1984. 

Por fim, anotou 54 gols em 177 partidas com a camisa do Flu.

Washington

Se tem Assis na lista, Washington tem que estar também! Nascido na cidade de Valença, litoral sul da Bahia, Washington começou sua carreira no Galícia de Salvador, mas foi em sua passagem pelo Rio de Janeiro o motivo dele estar nesta lista.

Tendo se transferido para o Fluminense em 1983, junto com Assis, no qual mantiveram o apelido de Casal 20 (nome de um seriado de TV de sucesso na época), a dupla realizou o primeiro jogo em 2 de julho de 1983, em que o Tricolor venceu o São Cristóvão por 3 a 0, na abertura do Campeonato Carioca de Futebol. Washington fez o terceiro gol da partida.

Pelo Fluminense, o eterno atacante foi campeão Brasileiro em 1984 e campeão Carioca em 1983, 1984 e 1985.

 Washington, é o oitavo maior artilheiro da história do Fluminense com 118 gols em 301 jogos.

Ézio

O Super Ézio, como ficou conhecido no Fluminense, por conta de sua força e habilidade na área, foi revelado pelo Bangu e passou por diversas equipes menores até chegar ao Tricolor em 1991, para se tornar um de seus maiores ídolos. 

Em quatro anos de passagem pelo time das Laranjeiras, o jogador participou de uma das maiores conquistas da história Tricolor, o Campeonato Carioca de 1995. Ézio se destacou também ao ajudar o Fluzão a chegar à final da Copa do Brasil de 1992, lembrado por ser o grande nome da equipe em momentos de crise financeira. 

Ao todo, Ézio marcou 118 gols em 236 partidas.

Fred

Após anos bem-sucedidos com a camisa do Lyon, Fred retornou ao Brasil como um dos melhores atacantes do futebol brasileiro em 2009. A especulação era de que ele retornasse ao EC Cruzeiro, clube em que havia feito sucesso, mas isso não aconteceu, e o jogador foi contratado para ser um dos maiores ídolos do Fluminense. 

Com a camisa da equipe, o atacante fez história, sendo o principal nome na conquista de dois Campeonato Brasileiros, nos anos de 2010 e 2012. Além disso, Fred faturou dois títulos cariocas, sendo o último em 2022, ano de sua aposentadoria no futebol, com direito à muita festa da torcida Tricolor. 

Como um faro de gol incomparável, o jogador conquistou a artilharia do Campeonato Brasileiro em 2012 e 2014, além de ter sido artilheiro do Campeonato Carioca em duas oportunidades. Fred é o segundo maior goleador da história do Fluminense com 199 gols.

Raphael Almeida Raphael Almeida

Jornalista 33 anos. Atualmente sou repórter e comentarista na Web Rádio Bate Fundo Esportivo. Redator no portal Minha Torcida com passagens por Premier League Brasil e Futebol na Veia.

[blocksy_breadcrumbs]