Grêmio fecha negócio e empresta Rodrigues e Elias a times da MLS

De antemão, O Grêmio está dando sequência ao processo de redução de custos agregado a possibilidade de reformular o elenco onde as próximas duas peças que devem seguir novos rumos. Assim, devem seguir para os Estados Unidos. Portanto, são o zagueiro Rodrigues e o atacante Elias Manoel. Confira sobre o empréstimo desses jogadores de Porto Alegre.

Sendo assim, no caso do zagueiro Rodrigues, a proposta primordial era a sondagem de um clube português da Série A, buscando por empréstimos, mas estaria mais pendente a venda definitiva. Todavia, a situação parece rapidamente ter mudado de cenário com o surgimento de um interesse estadunidense.

Antes de tudo, O San Jose Earthquakes, clube que disputa a Major League Soccer (MLS), estaria em tratativas avançadas para ter Rodrigues emprestado até o fim de 2023, com opção de compra fixada no acordo. Nesse sentido, tamanho seria o avanço que, para a viagem do tricolor gaúcho rumo a Campinas para enfrentar o Guarani, nesta sexta-feira(6),  na Série B, ele sequer foi incluso.

Em resumo, o Grêmio irá receber um valor, ainda mantido em sigilo, pelo empréstimo já neste momento. O zagueiro vinha treinando normalmente no CT Luiz Carvalho, mas ficou de fora da lista de relacionados para o jogo contra o Guarani, pela Série B.

Portanto, nas últimas semanas, o atleta de 24 anos chegou a receber sondagens de equipes da Série A e de Portugal, mas a o negócio foi concluído mesmo com o Earthquakes, da MLC. Assim, o zagueiro se junto ao grupo de oito jogadores que deixaram Porto Alegre nos últimos meses, no intuito de aliviar a situação financeira do clube.

Por outro lado, Um dia após o clube gaúcho divulgar o empréstimo do atacante Elias, o Grêmio fechou negócio nos mesmos moldes para a transferência de Rodrigues. O zagueiro está sendo emprestado ao San José Earthquakes, do Estados Unidos, para jogar a MLS, também com a opção de compra fixada.

Entretanto, no caso de Elias Manoel, a equipe participante da MLS para a qual ele se encaminhou visando os exames médicos e a assinatura do acordo de empréstimo é o New York Red Bulls. Nessa transação, o empréstimo que também tem opção de compra vale até o fim de 2022. Logo, o meia-atacante vai trocar Porto Alegre por Nova Iorque.

Nesta última quarta-feira (3), o Grêmio acertou o empréstimo dele. O contrato tem cláusula com opção de compra de cerca de 7,9 milhões na cotação atual. Em suma, com a negociação em andamento, o jogador ficou fora da atividade e ausência foi justificada pelas tratativas em curso. O Grêmio receberá um valor pelo empréstimo do jogador, mas a quantia não foi revelada.

Assim, no contrato, o time dos Estados Unidos tem opção de compra de parte dos direitos econômicos do atacante revelado pelo Guarani.

Números de ambos pelo Grêmio

Rodrigues está no time principal do Grêmio desde 2019, porém, nesta temporada vinha sendo usado como reserva. Foi usado como titular por Roger na lateral-direita durante a reta final do Gauchão e nas primeiras rodadas da Série B. Além disso, também iniciou alguns jogos quando o treinador usou esquema com três zagueiros.

Portanto, nesta temporada de 2022, ele participou apenas em 18 jogos. Logo, agregou com dois gols e uma assistência. No total, o jogador se despede do Tricolor com 91 jogos, quatro gols e três passes para gols. No ano passado, o Midtjylland fez uma proposta e esteve muito próximo de levar o defensor para a Dinamarca, mas o clube gaúcho segurou. O contrato com o Tricolor vai até o final de 2024.

Por outro lado, Elias Manoel chegou ao Grêmio em 2018 após chamar atenção do clube em jogo da base contra o Guarani, em Campinas. Antes de ir bem no Brasileirão de Aspirantes, o jogador também foi destaque no vice-campeão da Copa São Paulo, em 2020. Aos 20 anos, Elias marcou sete gols em 30 jogos pelo Grêmio na atual temporada.

Todavia, embarcou no time principal do Tricolor, no segundo semestre de 2021, depois de ser destaque no Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Logo, no início deste ano, ganhou oportunidades e chegou a ser titular da equipe na reta final do Gauchão. Com a chegada de Guilherme, contratado após não renovar com o Al Dhafra, o camisa 18 perdeu ainda mais espaço. E chegou a completar 13 partidas sem marcar.

 

Olá, eu sou a Klara, tenho 18 anos, sou estudante de Jornalismo e apaixonada pelo futebol e o que ele proporciona. Desde sempre sou fã de carteirinha do esporte e [...]