Com Lecler largando na pole, veja onde assistir ao GP de Mônaco de F1

Como já dito aqui mesmo neste site em outra matéria, a Fórmula 1 2022 não para, tanto que após um final de semana emocionante com o GP da Espanha, nos dias 27, 28 e 29 de maio voltamos à pista, agora com o GP de Monaco, em Monte Carlo.

Depois de vermos a liderança do Mundial de Pilotos mudar de mãos, com Max Verstappen assumindo a ponta do campeonato com o abandono de Charles Leclerc na Espanha, a Fórmula 1 então chega ao tradicional e famoso GP de Monaco, para a sétima etapa do calendário 2022.

Com novas regras e como novos carros, quem se dará melhor nas curvas e retas de Monte Carlo? É o que veremos neste final de semana, que promete ser eletrizante.

Características do Circuito de Monte Carlo

Com 3.337 quilômetros de extensão, o circuito de Monte Carlo em Mônaco conta com 78 voltas, numa pista que cobra muito caro dos pilotos e dos carros de F1, muito disso por conta dos muros serem ao lado da via.

Com Charles Leclerc marcando a pole no último ano e Max Verstappen vencendo a prova, a pista de Monte Carlo cobra a carga máxima de aerodinâmica dos carros de F1, ou seja, uso maior de asas, que auxilia na aderência mecânica e na tração nas saídas de curvas, especialmente após a Ste Devote no começo da volta antes do túnel.

Além das asas, os carros da F1 neste circuito ganham suspensões diferentes, mais macias, para assim permitir que os pilotos usem toda a pista e possam ocasionalmente tocar nos guard rails sem sofrerem com quebras, onde por conta das mudanças de regulamento esses pilotos terão que serem mais cuidadosos.

Sem esquecermos dos pneus, que terão que serem bem aquecidos, principalmente para a decisão das ultrapassagens, uma vez que a pista oferece pouco espaço. Lembrando que geralmente o melhor tempo da pista é marcado na segunda volta, uma vez que as curvas são lentas, tendo com isso menos energia para colocar na borracha dos pneus.

Outro fator importante a ser cuidado aqui é sobre o tamanho dos carros, que nos últimos anos ficaram ainda maiores e a pista conta apenas com 12 metros de largura, com os carros atuais tendo em média 2m.

Para ter noção da dificuldade que é atualmente ultrapassar em Mônaco, em 2021 tivemos apenas uma ultrapassagem, na primeira volta realizada por Mick Schumacher em cima de seu ex-companheiro de equipe.

Curiosidades do GP de Mônaco

  • Mônaco é um dos circuitos mais difíceis de ultrapassar, onde o mesmo privilegia os pilotos que conseguem boas classificações.
  • Das 67 edições do GP em destaque, em 57 delas o vencedor da corrida saiu das três primeiras colocações do grid.
  • A única vez que isso ocorre de 1985 em diante, fora no ano de 1996, quando Olivier Panis venceu a prova saindo da 14ª colocação; detalhe, neste ano a corrida fora disputada sob muita chuva.
  • Dentre todos os pilotos que já correram na pista, Ayrton Senna ainda é o maior vencedor do GP de Mônaco de F1, com seis vitórias, com Lewis Hamilton conquistando três, Sebastian Vettel e Fernando Alonso duas e Max Verstappen e Daniel Ricciardo uma cada (atuais pilotos).

Circuito de Mônaco

Distância: 3.337km

Números de voltas: 78

DRS: 1 zona (antes da Rascasse)

Pneus:

  • C3 – duros
  • C4 – médios
  • C5 – macios

Grid de Largada – os dez primeiros

1º – Charles Leclerc – Ferrari – 1m11s376;

2º – Carlos Sainz – Ferrari

3º – Sérgio Perez – Red Bull Racing

4º – Max Verstappen – Red Bull Racing

5º – Lando Norris – McLaren

6º – George Russell – Mercedes

7º – Fernando Alonso – Alpine

8º – Lewis Hamilton – Mercedes

9º – Sebastian Vettel – Aston Martin

10º – Esteban Ocon – Alpine

Horários, datas e onde assistir ao GP de Mônaco

Sexta-Feira – 27 de maio de 2022 (horário de Brasília)

  • Treino Livre 1: 9h – BandSports
  • Treino Livre 2: 12 – BandSports

Sábado – 28 de maio de 2022

  • Treino Livre 3: 8h – BandSports
  • Treino Classificatório: 11h – Band e BandSports

Domingo – 29 de maio de 2022

  • GP de Mônaco – 10h (início da corrida) – Band e Rádio Bandeirantes

Por Müller

A paixão pelo futebol foi um dos principais motivos da criação do Minha Torcida. O site reúne informações, curiosidades e muito conteúdo exclusivo para você que é amante do esportes [...]