GP da Inglaterra: Carlos Sainz anota sua 1ª pole position da carreira

Aconteceu neste sábado (2) o treino classificatório para o GP da Inglaterra de Fórmula 1 2022. E com um resultado surpreendente, o espanhol Carlos Sainz cravou sua 1ª pole position da carreira. Assim, o piloto da Ferrari largará na frente do pelotão, com Max Verstappen ao seu lado. Por fim, fecha o top 3, o companheiro de equipe de Sainz, Charles Leclerc.

O treino ainda foi marcado por diversas surpresas. Em suma, o canadense da Williams (que está com sua vaga para 2023 ameaçada), Nicholas Latifi, chegou pela 1ª vez no Q3, e vai largar da 10ª posição. Além disso, os dois carros da Mercedes (Lewis Hamilton e George Russell) conseguiram boas posições no Q1 e Q2. Contudo, no decisivo Q3, apenas Hamilton conseguiu uma boa qualificação, ficando em 5º lugar. Enquanto seu companheiro de equipe terminou em 8º.

Q1 do GP da Inglaterra

A saber, o treino classificatório do GP da Inglaterra começou com chuva. Então, todos os pilotos foram para a pista com pneus intermediários. Contudo, logo parou de chover. Consequentemente, a pista foi secando, e para ajudar no processo de secagem da pista, os pilotos acabaram realizando muitas voltas (o que não é normal para esta parte do treino classificatório).

Em relação aos tempos, Verstappen anotou a volta mais rápida do Q1 do GP da Inglaterra. Assim, ele cravou uma volta de 1:39.129, seguido de Leclerc, Hamilton e Sergio Pérez. Vale lembrar que a diferença entre Verstappen e Leclerc foi de +0.717s.

Por outro lado, não fizeram boas voltas e acabaram sendo eliminados os pilotos: Alexander Albon (16º), Kevin Magnussen (17º), Sebastian Vettell (18º), Mick Schumacher (19º) e Lance Stroll (20º).

Q2 do GP da Inglaterra

Já sem chuva e com o asfalto secando cada vez mais. Foi assim que começou o Q2 do GP da Inglaterra. Então, diferente do Q1, poucos carros foram para a pista logo no começo. Contudo, esta estratégia se provou ser a errada. Já que a chuva voltou a aparecer e de forma acintosa. Assim, os pilotos que não conseguiram bons tempos no começo acabaram se dando mal.

Em suma, o melhor tempo foi, mais uma vez, do holandês Max Verstappen. Desta vez, o tempo do piloto nº 1 foi de 1:39.129. Ele foi seguido por Hamilton, Leclerc e Sainz. Por fim, a diferença entre Verstappen e Hamilton foi de +0.407s.

Já os eliminados deste Q2 foram: Pierre Gasly (11º), Valtteri Bottas (12º), Yuki Tsunoda (13º), Daniel Ricciardo (14º) e Esteban Ocon (15º). Com estes resultados, Nicholas Latifi se garantiu pela 1ª vez no Q3.

Q3

A saber, o Q3 na Inglaterra começou sem chuva. Contudo, desta vez, este clima não enganou os engenheiros, que tinham consciência que voltaria a chover forte. Então, todos os 10 pilotos foram para a pista logo no começo.

Apesar disso, os engenheiros erraram mais uma vez. Já que esta chuva forte não apareceu ao fim do Q3. Então, a pole position foi decidida no fim. E uma grande surpresa: Max Verstappen errou na sua última volta rápida, após o tempo zerar, e a 1ª posição caiu no colo de Carlos Sainz. Assim, o espanhol cravou um tempo de 1:40.983, colocando apenas +0.072s em cima de Verstappen. A 2ª fila é composta por Leclerc e Sergio Pérez. Por fim, largarão da 3ª fila (5º e 6º lugar, respectivamente) dois pilotos ingleses: Lewis Hamilton e Lando Norris.

Foto destaque: Divulgação/F1