Voltamos hoje contando um pouco mais da história do futebol na Europa e dessa que é uma das Ligas mais importantes do "Velho Continente" - iremos falar aqui da Bundesliga; a origem do Campeonato Alemão.

Criada em 1962 na cidade de Dortmund, a Bundesliga teve sua primeira temporada somente um ano depois, ou seja, em 1963. A competição é formada por 18 times e todos os clubes estão automaticamente classificados para a DFB-Pokal (Copa da Alemanha) e o campeão desta se classifica para a DFL-Supercup (Supercopa da Alemanha) onde encara o campeão da Bundesliga (campeão do Campeonato Alemão).

A Bundesliga que já sofreu inúmeras mudanças ao longo dos anos, já viu 52 clubes passar por ela, sendo o Bayern de Munique o maior campeão deste torneio - com 24 títulos. Além dos bávaros, o Borussia Dortmund, Werder Bremen, Borussia Mönchengladbach, Stuttgart, Wolfsburg e Hamburgo já tiveram o prazer de levantar a taça do Campeonato Alemão.

Bundesliga - clubes participantes na temporada 2019/2020 - imagem: arquivo
Bundesliga - imagem: arquivo

Origem

Voltando a sua origem, a Bundesliga foi originalmente fundada pela Deutscher FuBball-Bund - Associação Alemã de Futebol, mas nos tempos de hoje é controlada pela Deutsche FuBball Liga - Liga Alemã de Futebol.

Curiosamente a Bundesliga é a liga com maior média de público do mundo, a que mais leva torcedores aos estádios, sendo ela transmitida pela televisão para mais de 200 países e com isso a mais lucrativa na Europa e também no Mundo.

Primeiro Campeão

Com sua criação em 1962, conforme já declaramos no início desta matéria, a sua primeira edição só deu com a temporada 1963/1964, tendo com seu primeiro campeão o Colônia, tendo ainda como seu primeiro artilheiro, Uwe Seeler - do Hamburgo.

Antes disso, a Alemanha Ocidental não contava com um torneio nacional no sistema de pontos corridos, mas sim seis torneios regionais e com isso o título de Campeão Alemão era atribuído no final da temporada numa competição menor que reunia os melhores clubes das seis regionais, tendo com seu último vencedor, na temporada 1962/1963, o Borussia Dortmund.

Separação e Unificação

O campeonato aqui em destaque já contou também com fatos interessantes envolvendo políticos, onde durante o agravamento da Primeira e da Segunda Guerra Mundial no país, o torneio não foi realizado. Algo também interessante de se contar, é que um clube estrangeiro já conquistou o título alemão - falamos do Rapid Viena, que foi o grande vencedor em 1941, quando a Áustria ainda fazia parte da Alemanha Nazista - entre os anos de 1938 a 1945.

A partir de 1949, com a separação da Alemanha - em Ocidental e Oriental, os dois países realizaram seus torneios separadamente. Lembrando que a Alemanha voltou a ser uma única ao final de 1990 - o que reunificou os torneios a partir da temporada 1991/1992 - mantendo o a denominação de "Bundesliga"; voltando assim a ter um crescimento em números de público presentes aos estádios.

Sistema de Competição

A Bundesliga tem seu início de campeonato em agosto e dura até o final de maio do ano seguinte, com uma pequena pausa de inverno - de seis semanas, entre meados de dezembro ao final de janeiro. Com novo contrato televisivo assinado no ano de 2006, o torneio passou a ter um jogo na sexta-feira, seis jogos no sábado e dois aos domingos. Os 18 clubes que disputam o Campeonato Alemão se enfrentam entre si, todos contra todos em sistema de pontos corridos - com turno e returno, contendo aqui 34 rodadas de dez jogos cada, totalizando trezentos e quarenta jogos. O vencedor de cada partida leva três pontos, empate da um ponto para cada equipe e a derrota zero pontos. O time que conquistar o maior número de pontos ao final das 34 rodadas será o grande campeão da liga.

Ao campeão é dado o direito de participar da próxima edição da Champions League da UEFA, junto com o vice-campeão, terceiro e quarto colocados. Já o quinto e sexto colocados participam da Europa League da UEFA.

Patrocínio

A Bundesliga além de arrecadar dinheiro da televisão, também conta com uma alta receita de bilheteria e da venda de artigos de merchandising - a Liga aqui em questão é financiada principalmente por patrocinadores.

Ligas mais forte da Europa

A Bundesliga está entre as ligas de futebol mais forte do continente e também mundial, ao lado da Premier League - Campeonato Inglês (que já falamos em nosso site), a LaLiga - Campeonato Espanhol, Série A - Campeonato Italiano e Ligue1 - Campeonato Francês. A Bundesliga geralmente ocupa os três primeiros lugares entre todas aqui citadas muito graças a seus times na Europa League e na Champions League, com destaque para clubes como: Bayern de Munique, Borussia Dortmund, Bayer Leverkusen e Schalke 04.

Vale aqui ressaltar que o Bayern de Munique e o Borussia Dortmund já decidiram uma das edições da Champions League, na temporada 2012/2013.

Pelos dados apresentados pela UEFA, a Bundesliga hoje encontra-se como a terceira no ranking de Coeficiente da UEFA, ficando atrás apenas da Liga Espanhola - LaLiga e do Campeonato Inglês - Premier League.

E assim encerramos mais uma matéria contando um pouco mais da história real do futebol. Se gostou do que aqui trouxemos para vocês, curtam e compartilhem e não deixem de nos seguir em nossas redes sociais e de nos visitarem em nosso site.