“ESCÂNDALO”, franquias da NBA são acusadas por CRIMES GRAVES e torcedores ficam em choque

A NBA, maior competição de basquete do mundo, terá início na temporada de 2023/24 no próximo dia 24 de outubro, com grandes partidas entre as franquias que disputam a competição. Fora das quadras, duas grandes franquias do torneio estão travando um duelo a parte e próximas de entrarem em pé de guerra, com acusações graves feitas recentemente.

Segundo o SportsNet New York, o Knicks acusou o Toronto Raptors de espionagem, conspiração e roubo de mais de 3 mil dados sigilosos. Tudo isso teria acontecido por conta de Ikechukwu Azotam, funcionário do Knicks que foi contratado posteriormente pela franquia de Toronto. Ele trabalhou, de 2020 até 2023, como coordenador e diretor de vídeo e análise de desenvolvimento de jogadores e teria vazado de maneira proposital informações sigilosas sobre a equipe de Knicks.

Ex-funcionário de franquia da NBA teria dado ordem ilegal

Azotam, ao assumir o cargo no Toronto Raptors, teria ordenado que algumas pessoas entrassem em sua conta no Synergy Sports, para ter acesso aos dados de quando trabalhava no Knicks. A Synergy Sport é uma plataforma de análise de desenvolvimento de jogos e de partidas e, os dados que foram supostamente divulgados, deveriam ser de exclusividade do Knicks e não poderia ser compartilhado com outra franquia.

Dentro os materiais vazados, estão um livro de preparação para a temporada de 2022/23 da NBA, relatórios de vídeos e análises de jogadores, conforme divulgou o veículo americano. Segundo Ian Begley, essa atitude é uma “clara violação de nosso contrato de trabalho e de criminosos e civis, não tivemos escolha a não ser tomar esta medida”.

Raptors se defendem das acusações

Ao saber das acusações ao seu funcionário e de denúncias ligadas a própria franquia de Toronto, o Raptors emitiu um comunicado em que “nega veementemente qualquer envolvimento nos alegados assuntos”. Com o processo em andamento, as duas franquias já começam a temporada da NBA em um clima nada amistoso.

Otávio Silva Otávio Silva

Estudante de jornalismo com experiência em assessorias de imprensa e em portais de noticias. Apaixonado por escrever sobre esportes, mas com uma paixão ainda maior pelo futebol. Gaúcho de Porto Alegre e admirador do futebol raiz.