Quem vai ficar com Ceni? Gigantes da Série A disputam contratação do treinador

Em crise por conta de péssimos resultados na temporada, o Bahia deve optar pelo desligamento de Renato Paiva do comando técnico da equipe e deve optar por buscar um novo treinador para o restante da temporada. Rogério Ceni, que treinou o São Paulo neste ano, é um dos nomes mais cotados. O comandante é visto com bons olhos, ainda mais por ter realizado trabalhos qualificados com o Fortaleza. Entretanto, pesa contra seu relacionamento com alguns jogadores, enquanto esteve em clubes como São Paulo, Cruzeiro e Flamengo. Porém, nas últimas horas surgiu outro clube na disputa.

Clube da Série A pode atravessar a negociação por Rogério Ceni

Semifinalista na Copa do Brasil e praticamente classificado para a final, onde é favorito para voltar a conquistar o torneio, o Flamengo deve anunciar nos próximos dias a demissão de Jorge Sampaoli, Após o jogo contra o Atlético-MG foi confirmada a informação que o preparador físico do clube agrediu com um soco o atacante Pedro. Até o momento o clube não se pronunciou sobre uma punição ao profissional, mas segundo algumas notícias, pode sobrar inclusive para o treinador do time.

Fontes afirmam que ao saber da informação, Jorge Sampaoli não teria conduzido da melhor maneira a situação, causando revolta dos jogadores, que ficaram ao lado do seu companheiro. Além disto, os atletas flamenguistas afirmaram que não vão treinar enquanto o preparador físico não for desligado do cargo. Vale lembrar que na próxima quinta-feira (3), às 21h (horário de Brasília), o clube enfrenta pela Libertadores o Olimpia, na primeira partida das oitavas de finais da competição.

Ceni é visto com bons olhos

Campeão brasileiro com a equipe, Rogério Ceni é um nome forte nos bastidores do clube carioca. Entretanto, pesa contra o fato dele quase ter perdido o título brasileiro e de não ser muito fácil de lidar nos bastidores dos últimos clubes que passou.

O que os números dizem de Ceni nos últimos anos

Com passagem por quatro equipes nos últimos anos. Rogério Ceni tem um desempenho razoável e mostra alguns situações preocupantes e outras que são positivas. Se for confirmada a saída de Jorge Sampaoli, o Flamengo deve buscar o treinador para terminar a temporada de 2023 e chegar nos seus objetivos. Ceni que, em caso de aceitar, terá que passar por um período muito forte de testes, para permanecer no cargo na próxima temporada.

Fundamentos Números
Jogos 261
V/E/D 123/67/71
Aproveitamento 56%
Gols marcados 385
Gols sofridos 263

Com passagens por São Paulo, Flamengo, Cruzeiro e Fortaleza, o treinador nos últimos anos comandou uma equipe em 261 oportunidades, segundo levantamento do SofaScore. Com um aproveitamento de 56%, Ceni obteve 123 vitórias, porém em 71 jogos foi derrotado, um número bastante alto que explica o rendimento baixo.

Apesar de suas equipes terem características muito ofensivas, um fator preocupa bastante os torcedores. Das 261 partidas disputadas, os times de Ceni sofreram 263 bolas na rede, um número superior a um gol por partida. Com uma defesa com muitos problemas, isto preocupa os flamenguistas, que temem que seu setor defensivo comece a apresentar problemas.

Quem vai ficar com Ceni? Gigantes da Série A disputam contratação do treinador

Jorge Sampaoli ou Rogério Ceni, quem é o melhor?

Com a provável demissão de toda a equipe técnica de Jorge Sampaoli, incluindo o treinador, o nome de Ceni apareceu com força, ainda mais por ele já ter tido experiência no clube. No comparativo entre os treinadores, os números se aproxima um pouco, mas o argentino leva uma certa vantagem.

Treinador Jogos V/ E / D Aproveitamento Gols pró / contra
Jorge Sampaoli 27 16 / 7 / 4 67% 53/26
Rogério Ceni 46 7 / 8 / 12 62% 86/53

Rogério Ceni tem como vantagem o fato de ter comandado o Flamengo em mais oportunidades do que o argentino. Com aproveitamento de 67% de Sampaoli contra 62% de Ceni, o desempenho dos treinadores se aproxima, com o atual comandante chegando próximo dos empates que Ceni conquistou na sua época de treinador do clube carioca. Chama a atenção que, ambos os treinadores têm uma alta média de gols marcados a seu favor, porém, apresentam problemas defensivos bem complicados. Enquanto Sampaoli se aproxima de uma média de um gol marcado contra suas equipes por partida, Ceni ultrapassa esta marca.

Quem vai ficar com Ceni? Gigantes da Série A disputam contratação do treinador

Otávio Silva Otávio Silva

Estudante de jornalismo com experiência em assessorias de imprensa e em portais de noticias. Apaixonado por escrever sobre esportes, mas com uma paixão ainda maior pelo futebol. Gaúcho de Porto Alegre e admirador do futebol raiz.