Antes da grande decisão envolvendo Flamengo x Fluminense pelo Campeonato Carioca/Taça Guanabara, a Federação Esportiva do Rio de Janeiro - FERJ divulgou as datas e horário das finais.

Os dois jogos do clássico Fla-Flu pelas finais do estadual - temporada 2022, serão realizadas nesta quarta e no próximo sábado - dias 30 de abril e 02 de março.

O primeiro duelo entre Flamengo e Fluminense, nesta quarta-feira, iniciará às 21h40 (de Brasília) - no Maracanã.

Já o jogo da volta entre os dois times, no sábado, tem seu início previsto para as 18h - também no estádio do Maracanã. Na primeira partida, o mando de campo será do Flamengo, já o Fluminense mandará no jogo da volta por ter melhor campanha na fase classificatória.

Porém, o Tricolor das Laranjeiras não é tido como favorito, uma vez que o Rubro-Negro vem de três conquistas em sequência do torneio em destaque, desta fora, o Flu precisará vencer o Flamengo para frear a hegemonia de seu maior rival e de quebra encerrar com um tabu de nove anos sem esta conquista.

Diferentemente do Fluminense que mudou e muito seu elenco para 2022, o Flamengo já vem com sua base montada em 2019, fator esse que poderá ser determinante para a glória rubro-negra.

Sem título estadual desde 2012

Por sua vez, embora tenha encerrado a fase classificatória na liderança do estadual, o Fluminense não vive um bom momento na temporada, muito disso por conta da eliminação precoce da Libertadores - caindo ainda na fase pré-classificatória; isso sem falar que o clube não conquista o Campeonato Carioca desde 2012, quando na época bateu o Botafogo pelo placar de 5 a 1 - no agregado, com gols de Fred, Rafael Sobis, Marcos Júnior e Rafael Moura.