F1 não substituirá o GP da Rússia, ficando com 22 corridas em 2022

Nesta quarta-feira, os organizadores da Fórmula 1, informaram que a temporada 2022 não contará mais com 23 provas conforme planejado no início do ano; muito disso pela exclusão do GP da Rússia por conta da invasão a Ucrânia.

Com a intenção de substituir a prova já aqui citada, esses mesmos organizadores buscavam um novo palco para completar as 23 corridas planejadas para 2022, no entanto, sem encontrar um local adequado ou que rendesse lucros e emoção para o público presente e televisivo, a direção da principal categoria do automobilismo mundial preferiu ficar com 22 etapas nesta temporada.

Na verdade, a decisão é reflexo da pressão vinda por parte das equipes participantes do circo da F1, bem como o esgotamento dos funcionários dessas pela quantidade cada vez maior de provas, muitas dessas em domingos consecutivos.

Além deste fator, outro que pesou na decisão, foi o aumento dos fretes aéreos, custo que já está no teto de gastos das equipes por temporada.

Obsessão da Liberty

Vale salientar que o Mundial de Fórmula 1 com 23 provas é uma obsessão da Liberty – organizadora do evento, no entanto, essa ideia sempre foi alvo de críticas severas de quem realmente coloca a “mão na massa”: Chefes de equipes, pilotos engenheiros, cozinheiros e principalmente dos mecânicos.

No final da temporada 2021, uma carta aberta aos dirigentes, escrita por um mecânico anônimo, demonstrou a insatisfação do paddock, onde um dos trechos dessa dizia o seguinte:

“O que torna esse trabalho extremamente exaustante é que não há como descansar, como se recuperar. Você sai de um avião, após um voo na classe econômica que pode ter sido horrível, sem conseguir dormir, e tem que trabalhar. A combinação de mudanças de fusos horários, voos em companhias baratas e trabalho até tarde deixou todo mundo quebrado após a sequência de corridas no México, Brasil e Catar”.

Próxima etapa da Fórmula 1

A F1 2022 depois de um final de semana sem corridas retorna as pistas já nesta sexta-feira (20), para os treinos livres para o GP da Espanha, que será realizado no domingo (22); algo que contaremos amanhã com maiores detalhes.

Por Müller

A paixão pelo futebol foi um dos principais motivos da criação do Minha Torcida. O site reúne informações, curiosidades e muito conteúdo exclusivo para você que é amante do esportes [...]