Com a utilização do recurso já diminuída nesta temporada, parece que mais novidades a respeito do uso dos túneis de vento estão surgindo no meio da Fórmula 1, onde segundo relatos da "F1 Insider", haverá uma proibição da utilização desta tecnologia na categoria.

De acordo com essa informação, isso deverá ocorrer a partir da temporada 2025 ou 2026 e essa medida já conta com o apoio de pelo menos oito equipes, que são a favor da proibição dos túneis de vento.

Os fatores são vários para essa decisão, além dos motivos ambientais, um bloco de motor, por exemplo, é muito menos prejudicial à natureza do que um túnel de vento.

Isso sem falar nos custos para manter uma estrutura dessas. Os custos com eletricidade por si só são muito grandes. As maquetes e a própria utilização do túnel de vento são muito caras.

Com isso, a ideia de abolir o mesmo nas próximas edições da F1, visa na verdade uma economia enorme as equipes. Segundo a reportagem, antes de abolir totalmente com o uso deste equipamento, deve ocorrer um período de transição nos próximos anos.

O uso dos túneis de vento deve ser reduzido passo a passo, até que o ponto zero seja alcançado pelas equipes. A utilização dos mesmos como já declaramos acima foram reduzidos drasticamente, principalmente para as equipes no topo da classificação de construtores.

Próxima etapa do calendário 2021

Lembramos que a temporada 2021 da Fórmula 1 segue a todo o vapor, onde teremos o próximo GP no dia 20 de junho, a ser realizado na França.