Com o GP da Holanda no circuito de Zandvoort fazendo sua estreia no calendário 2021 da Fórmula 1, os organizadores da prova esperam receber até 105 mil espectadores por dia.

Após 35 anos ausente do calendário da F1, o GP da Holanda que fora cancelado em 2020 finalmente parece que voltará em 2021; a princípio ainda está mantido e com grandes expectativas para a prova.

Marcado para o final de semana de 3 a 5 de setembro, o GP da Holanda - em Zandvoort deverá sim contar com os fãs da F1 nas arquibancadas, uma vez que o primeiro ministro holandês - Mark Rutte anunciou o fim do lockdown para o dia 5 de junho, com o ministro da saúde - Hugo de Jonge esperando que o distanciamento e o uso obrigatório de máscaras sejam abolidos até 1º de setembro.

Empolgados com o cenário da F1 que já teve a presença de torcedores nos GPs da Espanha e de Monaco, tendo de quebra a liderança de Max Verstappen, os organizadores da prova holandesa acreditam que poderão atingir a capacidade máxima de público nas arquibancadas.

Ingressos nos mesmos valores de 2020

Mesmo com o GP da Holanda não tendo sido realizado na última temporada por conta da pandemia, os organizadores da prova no país anunciaram que os valores dos ingressos serão os mesmo para esse ano.

"Está tudo se encaminhando para uma direção muito boa. Mas isso não é tão estranho porque hoje em dia todo mundo sabe como agir com o vírus. E aí você tem as pessoas que já tiveram a doença e as que já foram vacinadas. Se juntar tudo isso, já é uma quantidade razoável de pessoas que estão seguras. Ainda não sabemos o número exato no momento, mas é um bom número", destacou Jan Lammers - diretor esportivo do GP da Holanda.

Traçado do circuito de Zandvoort - 4.307 metros

O atual traçado do circuito em destaque contém 14 curvas e três retas, num total de 4.307 quilômetros. Atualmente a pista vem recebendo corridas de categorias de base nos monoposto e também corridas de carros de turismo.

O atual recorde da pista é de 1m19s551 - sendo esse tempo de Max Verstappen em 2017.

História do circuito holandês

Ao longo da F1, Zandvoort já fora palco de pelo menos 30 provas da categoria desde a primeira corrida realizada em 1952 e vencida por Alberto Ascari. Além do piloto italiano, outros 19 venceram neste circuito que fica a beira do mar.

O maior vencedor de Zandvoort é Jim Clark, com quatro vitórias, com Niki Lauda sendo o último piloto a subir no pódio, no ano de 1985.