Cérebro de Neymar foi responsável por mudar trajetória de técnico brasileiro na NBA

Jogadores de futebol e atletas de outras modalidades apresentam em alguns casos um desempenho acima do que é considerado o normal para uma pessoa. Nomes como Cristiano Ronaldo, Neymar, Messi e Ronaldinho tem um desempenho fora do comum e são considerados “gênios” ou seres humanos que possuem um dom além do conhecido pela humanidade.

No basquete,  por exemplo, alguns existem casos conhecidos de jogadores que tiveram números impressionantes, como Michael Jordan, Pippen, Magic Johnson, entre outros.

Para tentar entender o que faz com estes atletas tenham um desempenho tão alto e o quanto eles são diferentes da maioria dos seus companheiros de profissão, cientistas estão estudando nos últimos anos o funcionamento do cérebro desses jogadores, para observar o que realmente se passa na cabeça destes atletas ao realizarem ações tão complicadas que parecem ser fáceis.

Neymar, craque brasileiro que atualmente está no Al-Hilal, foi estudado por alguns cientistas japoneses, que concluíram que o cérebro do brasileiro é diferente dos demais.

Cérebro de Neymar foi motivo de estudo de treinador brasileiro

O mineiro Felipe “Nandes” Pereira, atualmente técnico particular do astro francês Rudy Gobert, jogador do Minnesota Timberwolves e da Seleção da França de Basquete, falou com exclusividade para o Minha Torcida e fez uma revelação impressionante sobre o funcionamento do cérebro de Neymar.

Campeão brasileiro e bicampeão sul-americano pelo sub-17 do Minas Tênis Clube, Nandes possui certificação em Neurociência e Treinamento pela Barça Innovation Hub e trabalhou no Phoenix Suns e Utah Jazz na NBA, tendo desenvolvido grandes projetos nas duas franquias.

“A pesquisa que mudou a minha trajetória profissional foi sobre o cérebro do Neymar. Ele realiza os movimentos sem ativar algumas áreas do cérebro que são “desnecessárias”. Por exemplo, quando ele bateu aquele pênalti na Olímpiada de 2016, que foi realizada no Rio de Janeiro e o Brasil foi campeão. Imagina a pressão naquele momento.

O Neymar era o último a bater e ainda mais no Maracanã, diante do torcedor. Muitos falariam que não iriam bater, porque o emocional te faz pular fora em alguns momentos. Eu acho que ele é um belo exemplo de capacidade física, motora e cognitiva que consegue manter um excelente performance”, afirmou Nandes.

Entenda sobre o estudo realizado com Neymar

O estudo citado por Nandes foi realizado em 2014, por uma equipe de neurologistas japoneses. Os profissionais chegaram a conclusão de que Neymar usa “apenas” 10% do seu cérebro e, não apenas descarta o uso de outras áreas, como atua em um “piloto automático”, ou seja, os movimentos realizados pelo brasileiro são tão naturais que ele mal precisa pensar.

Além da genética do atleta, os treinamentos realizados pelo jogador acabam ajudando nesta condição. Os neurologistas ainda acreditam que se os cérebros de outros craques fossem escaneados, o resultado seria o mesmo ou seria bem próximo dos apresentados pelo craque brasileiro. 

Treinamento de Nandes contribuiu para uma melhor performance dos jogadores de basquete

Atualmente trabalhando no desenvolvimento esportivo de Rudy Gobert e sendo consultado em algumas oportunidades pela Seleção da França de Basquete, Fernando Nandes tem ampla experiência internacional na modalidade.

Nas duas franquias que passou, o brasileiro conseguiu desenvolver o seu trabalho e mostrou bons resultados. Gobert, por exemplo, conseguiu fazer pela primeira vez na sua carreira, em 2023, uma cesta de três pontos, especialmente por conta do trabalho realizado pelo brasileiro.

Nandes não acredita que é necessário um tempo mínimo para desenvolver com plenitude alguns fundamentos, mas que é preciso treinar da maneira certa e tendo cuidado nos pequenos detalhes, que podem fazer a diferença lá na frente. 

 

Otávio Silva Otávio Silva

Estudante de jornalismo com experiência em assessorias de imprensa e em portais de noticias. Apaixonado por escrever sobre esportes, mas com uma paixão ainda maior pelo futebol. Gaúcho de Porto Alegre e admirador do futebol raiz.

[blocksy_breadcrumbs]