ÚLTIMA OPÇÃO? Cruzeiro sondou 6 técnicos antes de Zé Ricardo; conheça todos

A Raposa vasculhou o mercado à procura de um substituto para Pepa. E Zé Ricardo não foi o único na mira do Cruzeiro para assumir o cargo

Há oito jogos sem vencer, sendo cinco empates e três derrotas, o Cruzeiro caiu para a 12ª posição do Brasileirão com 26 pontos em 22 rodadas, apenas cinco pontos acima da zona de rebaixamento para a Série B.

Por conta disso, a gestão celeste cedeu à pressão e demitiu Pepa pela sequência de resultados ruins. Em busca de uma reação na reta final da temporada, a Raposa foi ao mercado atrás de um substituto para o português.

E quem está próxima de ser contratado é Zé Ricardo, que está sem clube. Entretanto, ele não foi a única opção. O Cruzeiro sondou seis técnicos antes do brasileiro. Conheça todos.

Zé Ricardo foi o sétimo da lista do Cruzeiro

O treinador brasileiro está livre no mercado desde que deixou o Shimizu S-Pulse em abril. Zé Ricardo assumiu o comando do time japonês com a missão de evitar o rebaixamento para a Segunda Divisão Nacional, o que não aconteceu.

A Raposa, por sua vez, se aproximou do técnico e deve assinar um contrato válido até o final de 2023. Zé Ricardo terá a mesma missão que teve no Japão: não cair para a Série B.

Ele começou a carreira no Flamengo, em 2016, tendo acumulado passagens por Vasco, Botafogo, Fortaleza, Internacional e Qatar SC. Contudo, o currículo do treinador brasileiro não agrada todos os torcedores celestes.

Torcidas organizas do Cruzeiro chegaram a publicar um comunicado oficial conjunto se mostrando contra a contratação de Zé Ricardo. E a gestão de Ronaldo Fenômeno tentou outros nomes.

Segundo Os Donos da Bola, da TV Band Minas, a Raposa buscou informações de pelo menos seis profissionais. Entre eles, estão nomes empregados e técnicos livres no mercado.

A primeira opção era António Oliveira, que tem feito uma boa Série A com o Cuiabá. Só que o português preferiu continuar seu trabalho no Dourado, com quem tem contrato até o fim desta temporada.

Em seguida, o Cruzeiro cogitou a possibilidade de ter Paulo Autuori como substituto de Pepa até o final do ano. Porém, o diretor-técnico celeste não quer exercer mais a função de treinador.

Outra opção ventilada na Toca da Raposa foi Thiago Carpini, que vive ótimo momento na Série B. Contudo, o treinador decidiu renovar seu vínculo com o Juventude até o fim de 2024.

Mais um nome estrangeiro também entrou na pauta da gestão celeste: Gabriel Milito, que estava no Argentinos Juniors. Entretanto, o argentino quer se distanciar do futebol por um período para poder cuidar de sua saúde.

Além de Zé Ricardo, outro técnico com passagem pelo Vasco foi especulado no Cruzeiro. Trata-se de Maurício Barbieri, que não chegou a ter nenhuma conversa formal com a diretoria celeste.

Por fim, a Raposa tentou Odair Hellmann, que está sem clube desde que foi demitido pelo Santos. O que impediu o acerto foi que o treinador não aceitou um contrato somente até dezembro.

Matheus CristianiniMatheus Cristianini

Jornalista de 23 anos formado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passagens por Rádio Unesp FM, Antenados no Futebol e Bolavip Brasil. Apaixonado por tudo o que envolve o futebol. Tanto dentro, quanto fora das quatro linhas.