Virou Zidane: Zé Rafael rouba a cena na Libertadores e impressiona todo mundo no Palmeiras

O volante teve uma noite de gala na classificação do Verdão. E a atuação de Zé Rafael deixou a torcida do Palmeiras de queixo caído

Na última quarta-feira (9), o Palmeiras empatou, por 0 x 0, com o Atlético-MG, no Allianz Parque, pelo jogo de volta das oitavas de final da Libertadores. Como venceu na ida, a equipe de Abel Ferreira garantiu a classificação à próxima fase do torneio.

Agora, o Verdão terá o Deportivo Pereira-COL pela frente nas quartas de final. E quem foi o principal destaque alviverde na partida contra o Galo foi Zé Rafael, que teve uma atuação de gala.

O volante do Palmeiras chegou a ser comparado até mesmo com Zinedine Zidane nas redes sociais. Zé Rafael roubou a cena na Libertadores e impressionou todo mundo no Verdão.

Zé Rafael dá aulas de futebol

Segundo o SofaScore, o volante foi o líder em desarmes e bolas recuperadas na decisão entre Palmeiras x Atlético-MG. Ao todo, foram seis desarmes e novo bolas recuperadas, além de um passe decisivo.

Além disso, o camisa 8 do Verdão acertou 35 dos 45 passes que tentou, cujo aproveitamento foi de 78%. Por fim, ele ganhou 12 dos 21 duelos que tentou. Ou seja, 57% de aproveitamento.

Números à parte, Zé Rafael deu aulas de futebol no Palmeiras ao se mostrar um jogador grande para decisões. O volante não se intimidou com o tamanho do jogo e foi uma das lideranças dentro de campo.

Por conta disso, torcedores alviverdes compararam o camisa 8 até mesmo com Zidane, alegando que ele apresentou a mesma elegância e frieza que marcaram a carreira do francês no futebol.

Abel Ferreira também não perdeu a oportunidade de elogiar Zé Rafael. Segundo volante de origem, o camisa 8 assumiu a função de camisa 5 em 2023 após a saída de Danilo para a Inglaterra.

De lá para cá, o volante provou que a mudança de posição fez bem para ele no Palmeiras. Até mesmo o técnico alviverde reforçou que gosta mais do camisa 8 na função de 5:

“Em nenhum dos meus melhores sonhos eu pensei que ele iria passar de um 8 nota 6 para um 5 nota 10. Top o que ele fez no jogo, nos ajudou muito, só espero que não tenha nada, porque é um jogador que equilibra muito a nossa equipe e nos dá uma dimensão muito grande”.

Abel também admitiu que Zé Rafael não estava 100% fisicamente. O português reconheceu a dificuldade de encontrar um primeiro volante no mercado que esteja à altura do camisa 8 do Verdão:

“Quando temos o nosso 5 a top, como é o Zé. Queríamos outro igual a ele, mas acho que vai ser difícil encontrarmos outro, porque ele está impossível, um monstro, uma máquina. Só espero que o joelho esteja firme, porque hoje ele jogou 70% do que ele pode, mas obrigado a ele por todo o sacrifício que ele faz”.
Matheus CristianiniMatheus Cristianini

Jornalista de 23 anos formado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passagens por Rádio Unesp FM, Antenados no Futebol e Bolavip Brasil. Apaixonado por tudo o que envolve o futebol. Tanto dentro, quanto fora das quatro linhas.

[blocksy_breadcrumbs]