Revelado na base do Corinthians, Dawhan renovou seu contrato com o Gamba Osaka do Japão por mais uma temporada. O jogador de 26 anos, se destacou na base do Timão entre 2014 e 2016, mas deixou o clube logo depois, em busca de novas oportunidades. Hoje, no clube japonês, é titular, na última temporada foram 32 jogos, com três gols marcados e mais uma assistência. Polivalente, ele atua como volante, mas também cumpre a função de zagueiro.
Adaptado ao país e ao o clube, que defende desde janeiro do ano passado, Dawhan falou sobre o desejo de permanecer no clube e das expectativas para a temporada. O volante ainda destacou a importância da vontade de sua família em permanecer no japão, onde se sentem bem e acostumados com a cultura do país; veja o que disse o jogador:
“Era um desejo meu e da minha família a permanência aqui no Japão. Nos adaptamos muito bem ao país, à cultura local e estamos bem felizes com essa renovação de contrato por mais um ano. Espero corresponder às expectativas depositadas em mim, a confiança do clube no meu futebol e desempenhar um bom futebol durante toda a temporada de 2023“.
Dawhan já se destacou em clubes do Brasil
Além da base do Corinthians, o camisa 23 do Gamba Osaka também já teve boas passagens por clubes brasileiros, com destaque para o CSA, onde foi campeão do Brasileirão Série C em 2017 e logo em seguida conseguiu o acesso à Série A em 2018 pelo clube alagoano. Antes de chegar ao Japão, o jogador também atuou por Ponte Preta e Juventude, o clube paulista pela Série B e no clube gaúcho jogo pela 1ª divisão do Campeonato Brasileiro.
Em 2022, o Gamba Osaka passou a temporada lutando contra o rebaixamento e terminou escapando, com 37 pontos na J1 League, a liga japonesa. Após conseguir a permanência, Dawhan espera que o clube lute por objetivos maiores nesse novo ano. O volante ainda destacou a força da liga e os times, que possuem jogadores de todo o mundo, para ele é uma das principais ligas da Ásia; confira:
“Na temporada passada, fizemos um campeonato em que brigamos pela permanência na primeira divisão. A J-League é um campeonato muito forte, tem jogadores qualificados de todas as partes do mundo, posso até dizer que é um dos campeonatos mais fortes da Ásia. Para essa temporada, acredito que vamos chegar mais fortes, mais bem preparados e a expectativa é que possamos brigar na parte de cima da tabela“.
Dawhan agora se prepara para o início da temporada japonesa. O Gamba Osaka entra em campo somente no dia 18 de fevereiro contra o Kashiwa Reysol, a partir das 3h (horário de Brasília), pela 1ª rodada do J1 League.