Com quatro brasileiros já garantidos as oitavas de final da Libertadores deste ano: Atlético-MG, Flamengo, Palmeiras e São Paulo, outros três podem migrar para a Copa Sul-Americana, caso não consigam se classificar; é o caso de: Fluminense, Inter e Santos.

Sob ameaça de não conseguirem uma vaga na próxima fase do principal torneio de clubes da América do Sul, Fluminense, Internacional e Santos podem caso caiam ainda na fase de grupos da Libertadores; jogarem a Sul-Americana.

Como isso pode funcionar

Para que Fluminense, Inter e Santos não fiquem de fora de nenhuma competição organizada pela Conmebol nesta temporada, se no caso não conseguirem avançar a próxima fase da Libertadores, os três times brasileiros aqui em destaque teriam que terminar em terceiro lugar em seus grupos.

Desta forma, ambos avançariam para a fase de oitavas de final da Sul-Americana.

Chances de cada um na Libertadores 2021

Internacional

O Colorado que nesta quinta-feira encara o Olimpia - pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores, pode finalizar essa rodada na liderança de sua chave, donde para isso precisa vencer o time paraguaio fora de casa; para avançar as oitavas de final, o Inter precisa de no mínimo mais 4 pontos, desde que não perca hoje.

Se perder o jogo desta quinta-feira, o Inter não dependerá mais exclusivamente dele para seguir vivo na Libertadores.

Fluminense

Por sua vez, o Tricolor das Laranjeiras no Grupo D ainda tem reais possibilidades de ficar na liderança do mesmo. Basta vencer o River Plate na próxima semana. Se empatar ou perder na Argentina, com a vitória do Jr. Barranquilla sobre o Santa Fé, o Fluminense precisará de um milagre para seguir na Libertadores.

Santos

Já a situação do "Peixe" é a mais delicada, podendo se agravar caso o Boca Juniors derrote o Barcelona de Guayaquil nesta quinta-feira, donde obrigará o time da Vila vencer o time colombiano na última rodada e ainda esperar o duelo entre Boca x The Strongest para saber sobre seu destino no torneio.

LibertadoresSemifinais
22/09 - 21:30 - Maracanã
FLA 2 x 0 BGU
29/09 - 21:30 - Monumental de Guayaquil
BGU 0 x 2 FLA
21/09 - 21:30 - Allianz Parque
PAL 0 x 0 CAM
28/09 - 21:30 - Mineirão
CAM 1 x 1 PAL
Ver tabela completa