Vasco teve maratona de jogos nas duas últimas semanas

No domingo (19), o Vasco entra em campo (de novo), pelas semifinais do Campeonato Carioca, quando enfrenta o rival Flamengo. Esse será o quinto jogo do time de Maurício Barbieri em 14 dias, uma média de, praticamente, um jogo a cada três dias. O treinador destacou a sequência desgastante e apontou com um dos motivos para a eliminação precoce na Copa do Brasil, para o ABC-RN, na 2ª fase da competição, segundo ele, a má atuação foi agravada pelo cansaço dos atletas.

Além da grande sequência de jogos, o Vasco só teve confrontos decisivos nos últimos dias, o que exige ainda mais dos jogadores. Do dia 5 de março para cá, o time entrou em campo três vezes pelo estadual: para o clássico contra o Flamengo, pela penúltima rodada da Taça Guanabara, onde a vitória foi determinante para a classificação para a semifinal; na última rodada, o clube enfrentou o Bangu para confirmar a vaga; por último jogou novamente contra o rival, já pela 1ª partida da semi, a qual acabou perdendo por 3 x 2.

Após os jogos pelo Cariocão, mais um jogo que definiria os rumos temporada 2023: a equipe de Maurício Barbieri enfrentou o ABC, pela 2ª fase da Copa doa Brasil e acabou eliminada nos pênaltis, após empate por 0 x 0 no tempo normal. Essa eliminação custou ao Vasco o peso de disputar apenas o Brasileirão até o fim da temporada. O treinador vascaíno falou sobre a maratona de jogos decisivos; confira:

“Estamos vindo de uma sequência de decisões. O primeiro contra o Flamengo a gente precisava ganhar, depois o Bangu, de novo o Flamengo e agora o ABC. Sem dúvida isso contribuiu para o desgaste.

Maratona do Vasco: veja quem ficou mais tempo em campo

Três jogadores atuaram em todos os minutos das últimas quatro partidas: Léo Jardim, Puma Rodríguez e Pedro Raul. No 5º jogo do Vasco em duas semanas, os três devem repetir a dose e ser titulares contra o Flamengo, resta saber se vão atuar os 90 minutos mais uma vez, a decisão cabe a Barbieri. Aparentemente, esses são os homens de confiança do treinador, além disso, o lateral uruguaio vem sendo um dos destaques do elenco vascaíno.

Completando os jogadores com mais de 300 minutos em campo, temos as peças-chave do meio-campo do VascoJair (326 minutos) e Andrey (308 minutos) – e o zagueiro argentino Capasso (319 minutos), que assumiu a titularidade desde que chegou, mas acabou falhando no 1º jogo da semifinal, mesmo assim segue tendo a confiança do treinador. Léo e Lucas Piton atuaram em três jogos completos, mas foram poupados contra o Bangu, pois estavam pendurados e poderiam ficar fora da semifinal caso tomassem um amarelo na última rodada.

A maratona de jogos continua nesse domingo (19), quando Vasco enfrenta o Flamengo pela 2ª partida da semifinal do Campeonato Carioca. Por ter se classificado em 2º na Taça Guanabara, o Gigante da Colina tem a vantagem de vencer o rival por uma vitória simples, enquanto o Mengão joga pelo empate, após vencer o jogo de ida por 3 x 2.

Henrique Duarte Henrique Duarte

Olá, meu nome é Henrique Duarte. Sou estudante de jornalismo e apaixonado por futebol. Essa paixão foi o que me trouxe até aqui para traduzir em palavras como pode ser mágico esse esporte.

[blocksy_breadcrumbs]