Novidades nas competições organizadas pela UEFA na temporada 2021/2022. A entidade máxima do futebol no Velho Continente informou nesta quinta-feira (24) que resolveu abolir a regra do gol fora de casa de suas competições já a partir desta temporada.

Assim sendo, os confrontos de mata-mata da Europa League e Champions League que finalizarem com resultados de igualdade na soma dos dois jogos de ida e volta entre as duas equipes irão para a prorrogação.

Outra novidade na temporada europeia

Além da regra já descrita acima, a UEFA também alterou o critério de desempate na fase de grupos de suas competições, onde em caso de houver duas equipes empatadas com os mesmos pontos em uma chave, o fator que desempatará essa igualdade será o confronto direto.

Lembrando que as novas regras passam a valer já para a nova temporada, que iniciará entre o final de julho e início de agosto deste ano, incluindo aqui a Europa Conference League - novo torneio criado pela entidade.

Veja o que disse o presidente da UEFA sobre as novas regras

"Embora não haja unanimidade nos pontos de vista, treinadores e torcedores questionavam a justiça do gol fora de casa e expressavam sua preferência pela abolição. Há também críticas sobre injustiça especialmente na prorrogação quando a equipe da casa é obrigada a marcar dois gols quando sofre um. É justo dizer que a vantagem em casa atualmente não é significativa como já fora outrora", destacou Ceferin - Presidente da entidade máxima do futebol na Europa.

Atualmente o futebol no Velho Continente está focado na Eurocopa 2021, que se encaminha para as oitavas de final, que iniciam no próximo final de semana; confira a tabela abaixo: