UEFA anuncia alterações no formato da Champions League

Depois de debater possíveis mudanças no formato da principal competição de clubes do Velho Continente, a UEFA anunciou durante esta semana a aprovação do formato da Champions League a partir de 2024.

Segundo a entidade máxima do futebol europeu, a competição em destaque contará em sua fase inicial com 36 clubes, onde além das quatro vagas adicionais, duas serão destinadas as federações com clubes de melhor média na temporada anterior.

Sim, a UEFA aprovou nesta terça-feira – 10 de maio alterações no formato da Champions League a partir da temporada 2024/2025, com a competição passando dos tradicionais 32 clubes para 36 equipes em sua fase inicial, onde também ficou definido que cada time disputará oito jogos na primeira fase, e não 10, como havia sido discutido inicialmente.

Outra alteração diz conta na escolha dos clubes participantes, onde ao invés de utilizar o tradicional critério de seu ranking de federações ou o coeficiente de clubes, a UEFA fará a distribuição das vagas de forma distinta.

Por exemplo, se essa regra já estivesse valendo para a temporada 2022/2023, a federação que colocaria esse clube dentro da Champions League seria a francesa.

Vale salientar que uma das vagas também será reservada por uma equipe vinda dos playoffs, através do já conhecido “Caminho dos Campeões”, que passará a contar com cinco lugares para a Pré-Champions.

Já as outras duas vagas serão definidas conforme o desempenho de cada federação na temporada anterior da Champions League; com os dois países cujos clubes tenham a melhor média de pontos por jogo, ficando assim com os lugares a mais.

Se essa regra já valesse para a próxima edição, esses lugares seriam ocupados por clubes vindo do Campeonato Inglês e Holandês.

Veja como funcionarão os quatro lugares a mais e como serão definidos:

Distribuição de vagas

  • Vaga 1 – Para o terceiro colocado na Liga da Federação que estiver na quinta colocação do ranking;
  • Vaga 2 – Para o campeão nacional que venha da fase preliminar, ou seja, dos playoffs;
  • Vaga 3 – Para a Federação cujos clubes tenham a melhor média de pontos por jogos na edição anterior da Champions League;
  • Vaga 4 – Para a Federação cujos clubes tenham obtido melhor média de pontos por jogos na edição anterior a Champions League.

É bom salientar que a UEFA manteve todos os jogos da temporada no meio da semana, assim garantirá espaço no calendário para as Ligas e Copas Nacionais.

Por Müller

A paixão pelo futebol foi um dos principais motivos da criação do Minha Torcida. O site reúne informações, curiosidades e muito conteúdo exclusivo para você que é amante do esportes [...]