Estamos chegando no fim da temporada na Fórmula 1. E, em uma das temporadas mais equilibradas dos últimos tempos, o GP do Brasil, que acontece neste domingo (14) pode ser essencial para definir o campeão do campeonato de pilotos da modalidade.

Com 19 pontos de vantagem na liderança, o holandês Max Verstappen pode já praticamente garantir o seu primeiro título mundial na categoria. Para isso, é necessário que o piloto da RBR vença a corrida, e que Lewis Hamilton não vença a Corrida Sprint, além de não estar no pódio da corrida principal.

E, como dito acima, o GP do Brasil de Fórmula 1 terá a Corrida Sprint, que é a principal novidade para a temporada da modalidade. O objetivo é dar mais emoção aos GP´s, além de ser uma outra opção de pontuação na tabela de classificação.

Treino Sprint de Fórmula 1; como vai ser

Como funciona a Corrida Sprint?

A corrida sprint é uma nova opção de pontuação aos pilotos da Fórmula 1. Este evento aconteceu em etapas esporádicas da temporada, e pode ser utilizado em todas as etapas a partir do ano de 2022.

A regra é básica: É uma corrida com menor duração entre os 20 pilotos, com um menor número de voltas. A duração é entre 25 e 30 minutos, e serve também para que pilotos e equipes adaptem suas estratégias para a corrida principal. Entretanto, não é possível que os pilotos entrem nos boxes.

Outra situação bastante interessante é que a Corrida Sprint dá pontos para a classificação geral do campeonato. O 1º colocado garante 3 pontos, o 2º colocado soma 2 pontos, enquanto que o 3º lugar fica com 1 ponto. Por fim, é importante dizer que o vencedor da Corrida Sprint larga na liderança na corrida principal.

O treino classificatório para o Sprint acontece na sexta-feira, e depois, no sábado, as posições do Sprint definem o grid de largada para a corrida de domingo. Veja abaixo o cronograma do GP.

Horários do GP do Brasil 2021

SEXTA-FEIRA (12)

  • Treino livre 1 - 12h30
  • Treino classificatório para a Corrida Sprint - 16h

SÁBADO (13)

  • Treino livre 2 - 12h
  • Corrida Sprint - 16h30

DOMINGO (14)

  • Corrida principal - 14h

Classificação de pilotos da Fórmula 1

PILOTO EQUIPE PONTOS
1 Max Verstappen Red Bull Racing Honda 312,5
2 Lewis Hamilton Mercedes 293,5
3 Valtteri Bottas Mercedes 185
4 Sergio Pérez Red Bull Racing Honda 165
5 Lando Norris McLaren Mercedes 150
6 Charles Leclerc Ferrari 138
7 Carlos Sainz Ferrari 130,5