Flamengo tem 3 nomes para substituir Renato para 2022; Veja os candidatos

Com saída oficializada de Renato Portaluppi, Flamengo começa a analisar opções no mercado. Veja os 3 possíveis candidatos.

A temporada de 2021 do Flamengo termina bem abaixo do esperado principalmente no que diz respeito aos resultados nas principais competições. Mesmo com o título do Campeonato Carioca ainda sob o comando de Rogério Ceni, o 2º semestre sob o comando de Renato Portaluppi teve como principal fator um planejamento arriscado, e que deu errado.

Deixando o Campeonato Brasileiro em segundo plano, o Fla voltou as suas atenções para a Copa do Brasil e para a Copa Libertadores da América. Na copa nacional, a eliminação foi para o Athletico com derrota por 3×0 dentro do Maracanã, e que culminou como o primeiro momento de grande crise do trabalho. Além disso, o planejamento de praticar o rodízio de jogadores durante o Campeonato Brasileiro, inclusive arriscando a possibilidade de título, também irritou bastante a maior parte da torcida rubro-negra.

Com isso, e com a demissão de Renato oficializada, 3 nomes surgem como potenciais substitutos: Marcelo Gallardo, André-Villas Boas e Ricardo Carvalhal. E, iremos elencar aqui qual a real possibilidade de cada um destes candidatos se tornar de fato o novo técnico do Flamengo. Confira.

3 candidatos a substituir Renato no comando do Flamengo

Marcelo Gallardo

Primeiro nome da lista e tido como mais consagrado, o argentino Marcelo Gallardo é o “ficha 1” da diretoria rubro-negra. Campeão de 13 competições em 7 anos pelo River Plate, Gallardo é tido como o perfil perfeito em termos de representatividade e de entendimento tático em relação ao atual elenco.

Entretanto, alguns pontos pesam contra uma possível vinda de Gallardo. Primeiramente, um salário que atualmente é completamente fora da realidade do futebol sul-americano: U$$1,5 milhão/mês (R$8,4 milhões na cotação atual). Pra se ter ideia, esta é uma remuneração de cerca de 18x superior ao valor acordado com Renato Portaluppi.

Além disso, Gallardo é alvo de clubes no futebol europeu, além de também ser o maior candidato a assumir a seleção uruguaia. A resposta do técnico à seleção celeste será dada nos próximos dias.

Por fim, ainda existe a possibilidade de renovação com o River Plate, que é o cenário menos provável no momento. A imprensa argentina trata um fim de ciclo como a maior possibilidade no momento, principalmente pelas várias propostas de saída.

André-Villas Boas

André-Villas Boas, que já esteve em negociações com o São Paulo, está sem clube desde que pediu demissão do Olympique de Marselha, da França. Na ocasião, o principal motivo foi a contratação de um jogador que não teria sido pedido pelo treinador.

No auge de sua carreira no futebol europeu, foi comandante do Chelsea, e posteriormente, o Zenit. Foi eleito em 2011 o 4º melhor treinador do futebol mundial pela IFFHS.

Sobre a possibilidade de chegada ao Flamengo, o principal entrave é a questão de sair do futebol europeu, além do alto custo. Quando negociou com o São Paulo, a pedida salarial do português foi de aproximadamente R$1,2 milhão/mês, valor acima do que o tricolor paulista poderia pagar. A tendência é de que este nome não seja o primeiro a ser procurado.

Carlos Carvalhal

Por fim, o nome de Carlos Carvalhal é outro muito bem cotado e avaliado internamente no Flamengo. A diretoria rubro-negra já negociou com o atual técnico do Braga, mas na ocasião, optou pela contratação de Domenéc Torrent.

Carvalhal é treinador profissional desde o ano de 1998, e já venceu a Taça de Portugal. Sua filosofia de jogo e as similaridades com os métodos de trabalho de Jorge Jesus são os principais pontos positivos para uma possível contratação neste momento.

Talis Andrey Talis Andrey

Apaixonado por futebol e jornalismo. Redator do site Minha Torcida e do site Poupar Dinheiro