Torcedores do Atlético-MG são presos por vandalismo antes do clássico

Às vesperas do clássico mineiro entre Cruzeiro x Atlético-MG, neste domingo (12), cinco torcedores da organizada do Galo foram presos com a suspeita de pichar calçadas da rua Pitangui, em frente ao Independência.

Segundo informações da Guarda Municipal, o grupo depredou calçadas, escreveram ofensas homofóbicas nas faixas de pedestres, além disso, estragaram lixeiras, cones e um muro de bar. No entanto, outra a rua São Felipe, que fica na lateral do estádio, também foi alvo de vandalismo.

Com os torcedores da organizada foram apreendidos 15 bandeiras do Atlético-MG, seis latas de tinta spray e um simulacro, que é a réplica de arma de fogo. O caso foi registrado na Central de Flagrantes II. Os cinco presos tinham em mãos ingressos para o clássico mineiro desta noite de segunda-feira (13).

Busca e apreensão na sede das torcidas do Cruzeiro e Atlético-MG

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), resolveu se antecipar e tentar evitar confrontos entre torcidas organizadas. Dessa forma, na última sexta-feira (10), formulou 27 mandados de busca e apreensão em sedes da Galoucura e Máfia Azul.

Na operação, os responsáveis apreenderam bolas de bilhar, bombas de fabricação caseira, balaclavas, barras de ferro e pedaços de madeira. Produtos que provavelmente seriam utilizados na ‘pista' (confronto) por integrantes das organizadas.

De acordo com o ministério público mineiro, a ação nasceu de uma parceria com a Unidade de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (UCC), que formulou uma investigação que apontaram a grande probabilidade de confrontos entre as torcidas.

A operação visa prevenir confrontos armados e atos violentos por parte de integrantes das torcidas organizadas de Atlético-MG e Cruzeiro, em razão do clássico que será realizado na noite da próxima segunda-feira, no Independência, pelo Campeonato Mineiro. As investigações apontam que, em razão de conflitos armados travados nos anos de 2021 e 2022, os torcedores rivais têm, constantemente, trocado ameaças nas redes sociais, inclusive por meio de fotos de armas de fogo”.

A operação foi composta por uma grande equipe que contou com a participação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais, de Execução Penal e do Tribunal do Júri e da Auditoria Militar (Caocrim). Bem como, o 11ª Promotoria de Justiça de Belo Horizonte, Batalhão de Policiamento de Choque e Companhia Independente de Policiamento com Cães da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

O Superclássico mineiro acontece nesta segunda-feira (13), às 20h (horário de Brasília), no estádio Raimundo Sampaio, em Belo Horizonte. Em jogo válido pela quinta rodada do Campeonato Mineiro 2023.

Tity Marx Tity Marx

Na verdade, não fui eu que escolhi o jornalismo e sim ele que me escolheu. Sem dúvidas, a profissão é como um oceano que precisa ser desvendado na sua profundeza, só assim é possível conhecer e respeitar toda sua beleza.

[blocksy_breadcrumbs]