Tombense: veja a tabela de jogos no Brasileirão Série B

O Tombense estreia jogando contra o Criciúma, em Santa Catarina, na próxima edição da Série B do Campeonato Brasileiro. Em 2022 a equipe terminou a disputa na 15ª colocação somando 45 pontos. Diretoria e comissão técnica não esconderam que o desafio principal a ser vencido era manter-se na divisão intermediária do futebol brasileiro para este ano.

A equipe enfrentou alguns desafios dentro e fora de campo. A logística para disputar partidas em locais muito distantes de Tombos (MG), cidade que fica na Zona da Mata de Minas Gerais, foi um deles. Outro problema estava relacionado ao mando de campo. O Almeidão, estádio da cidade, não dispunha das condições mínimas exigidas pela CBF para que a equipe pudesse mandar seus jogos em casa.

O estádio Soares de Azevedo, em Muriaé (MG), foi a casa da equipe durante as rodadas  disputadas pela Série B, o que deu a equipe a pior média de torcedores da competição. Se por um lado isso era uma dificuldade, pelo outro, o retrospecto do time não foi ruim como mandante.

Já no final do ano, a diretoria começou uma série de obras visando adaptar sua cancha a fim de permitir que as partidas nacionais possam ser disputadas em Tombos.

Tombense realiza obras no Almeidão para disputa dos jogos do Campeonato Mineiro e Copa do Brasil

Atualmente, ainda jogando no Soares Azevedo, a equipe está no Grupo C da Série A do Campeonato Mineiro juntamente com Cruzeiro, Democrata de Governador Valadares e Ipatinga.  Os jogos são contra as equipes dos outros dois grupos, classificando-se o primeiro de cada e o melhor classificado por índice técnico. Em primeiro lugar no seu grupo, a equipe tem ótimas chances de fechar essa edição entre as quatro principais forças estaduais.

Série B

Das equipes que o Tombense vai enfrentar nas cinco primeiras rodadas estão duas equipes que chegam da Série A. Depois do Criciúma, recebe o Ituano e Atlético Goianiense. Vai ao Recife na quarta rodada enfrentar o Sport na Ilha do Retiro e retorna a Tombos jogando contra o Avaí

Entre os reforços anunciados pelo clube estão Luís Felipe e Marcelinho, do Cruzeiro, Keylon Batiz, do Real Estelí, clube nicaraguense, Bruno Silva, do Avaí, Zé Vitor, Bahia e Kleiton, Atlético Paranaense. Para tocar o projeto de 2023 a equipe fechou em dezembro passado contrato com o técnico Marcelo Chamusca.

Bruno Pivetti deixa o Tombense e novo treinador é anunciado para a temporada 2023

J. A. J. A.

Consumidor do jornalismo esportivo desde os anos 1980 quando conheci a revista Placar e vi pela primeira vez a Copa de 86. De lá para cá acompanhei campeonatos regionais, nacionais e sul-americanos, vendo ao vivo, nas madrugadas de dezembro na Band, os dois mundiais do São Paulo F.C. e a diversidade dos jogos olímpicos. E como não falar das resenhas esportivas de domingo à noite!