Tabela do Campeonato Italiano 2022/23

O Campeonato Italiano é um dos maiores campeonatos de futebol do planeta. Inegavelmente, a Itália é a casa de grandes equipes e também de grandes jogadores, sejam eles italianos ou não. Veja todos os detalhes da tabela do Campeonato Italiano.

Confira todos detalhes da tabela Serie A 2022/23

[nsn_leagues_stats competition=”62695″]

História do Campeonato Italiano

Antes de ter o formato que conhecemos nos dias de hoje, a tabela do era totalmente diferente. Tudo começou no ano de 1888, quando a Federação Italiana de Futebol foi fundada na cidade de Turim.

Dessa forma, 10 anos depois, 1898 foi o primeiro ano do torneio e o Genoa foi o primeiro clube a ser campeão. Até o ano de 1929, a organização da disputa era por meio de grupos regionais, mas a quantidade de times que estavam participando desses torneios cresceu tanto, que acabou virando um único campeonato.

Em síntese, após diversas reformas com o passar dos anos, em 1960 a tabela Serie A Tim, nome oficial do torneio, tornou-se o que conhecemos nos dias de hoje.

Segundo informações da própria UEFA, o Campeonato Italiano é a terceira maior liga de futebol da Europa, ficando atrás apenas da Premier League (Inglaterra) e da La Liga (Espanha). Porém, sabe-se que de 1986 a 1988 e de 1990 a 1999, o 1º lugar foi da tabela do Campeonato Italiano e de suas equipes.

Campeões da Itália

Tabela Campeonato Italiano
Milan foi o campeão da Serie A Tim 2021/22. Foto: Iconsport

Apesar dos grandes times presentes no torneio, apenas três equipes conseguiram a consagração de ficar no topo da tabela Serie A Tim mais de 10 vezes. Dessa forma, os times que já foram mais que decacampeões são a Juventus (37), a Inter de Milão (19) e o Milan (19)

No entanto, o scudetto, forma como se referem ao título da Serie A Tim, já foi entregue também como homenagem. Na temporada 1948/49, o Torino tinha quatro títulos e caminhava rumo ao pentacampeonato, mas uma catástrofe aérea interferiu no destino do time.

No dia 4 de maio de 1949, quando voltava de Lisboa após um amistoso com o Benfica, o avião que transportava o time do Torino colidiu contra o muro da Basílica de Superga, matando de imediato todos os que estavam a bordo. Ainda que o Il Toro estivesse no topo da tabela do Campeonato Italiano, o título foi entregue ao time no dia 6 de maio de 1949.

Nos últimos tempos, a Juve esteve no topo da tabela do Campeonato Italiano por oito anos seguidos, de 2012 a 2020. Nesse ínterim, quem quebrou a sequência do time Bianconero no ano de 2021 foi a Inter de Milão, que voltou ao topo da tabela Serie A Tim depois de 11 anos.

Logicamente, outros times já estiveram em 1º lugar no Campeonato Italiano, como AS Roma, Lazio, Napoli, Sampdoria e outros nomes. No entanto, desde 2002, nenhum outro time esteve nessa colocação a não ser Juventus, Milan e Inter de Milão.

Do topo do Italiano para a Champions League

Ainda falando de títulos, tanto a Juventus, quanto a Inter de Milão e o Milan já venceram a Champions League. Nesse caso, quem possui o maior número de títulos são os Rossoneri, que já levantaram a Orelhuda sete vezes. Em seguida, vem os Neroazzuri, com três títulos e os Bianconeri, com dois.

Apesar disso, outros três times italianos já chegaram a uma final de Champions, sendo a Fiorentina, a Roma e a Sampdoria. Como na maioria dos campeonatos, para chegar ao torneio de clubes mais prestigiado da Europa, basta estar nas quatro primeiras posições da tabela do Campeonato Italiano.

Estrutura do Campeonato Italiano

Anteriormente, a Serie A Tim era disputada por 16 times e depois passou a ser disputada por 18. Porém, em 2004, 20 times começaram a participar do campeonato e esse continua sendo o formato na atualidade.

Assim sendo, como em muitos campeonatos ao redor do mundo, a estrutura é de pontos corridos. Ou seja, em 38 rodadas, os 20 times se enfrentam duas vezes e somam os pontos para conquistar o 1º lugar. É bom lembrar que, muitas vezes, o saldo de gols também interfere no resultado.