Soteldo ou Michael? Números mostram qual é a melhor opção para o Grêmio

A janela de transferência do meio do ano está se aproximando. No dia três de julho os clubes já podem realizar a inscrição dos seus novos reforços visando o restante da temporada. Algumas equipes buscam a contratação de um pacote de nomes para salvar o seu ano, enquanto outras, como é o caso do Grêmio, buscam incluir um ou mais nomes para conseguir conquistar ainda mais resultados positivos em 2023.

Além de goleiro e de um centroavante, a equipe gremista busca um nome para atuar no lado do campo, um jogador de velocidade, que é pedido pelo técnico Renato Gaúcho. A direção do clube já deixou bem claro que o nome de Michael, ex-Flamengo e atualmente no Al-Hilal é o favorito, porém alguns fatores pesam contra esta contratação, incluindo os altos valores pedidos pelos árabes, que esperavam pelo menos nove milhões de euros, quase 50 milhões de reais, para vender o jogador para o Grêmio. Vendo a negociação se complicar, o clube observa um plano B e vê na figura de Soteldo, atualmente no Santos, um nome interessante para reforçar o time.

Segundo dados do Sofascore, nos últimos cinco anos os jogadores tem números distintos e, a diferença entre valores, é explicada pelos dados dos atletas. Enquanto Michael vale cerca de nove milhões de euros, Soteldo custa cerca de 3 milhões de euros, valores que segundo informações seriam de acordo com que o Tigres, equipe do venezuelano, aceitaria receber pelo atleta.

Desde 2019, Michael atuou em 215 partidas, com 50 marcados e 31 assistências, precisando de cerca de 160 minutos para participar de uma jogada que resulta em gols. Enquanto isto, Soteldo atuou em 171 jogos, com 25 gols e 28 assistências, precisando de 230 minutos para participar de uma jogada de gol, número bem mais elevado que o de Michael. Porém, Soteldo tem média de 1.7 passes decisivos, enquanto Michael tem média de um por jogo.

Grêmio realizou nova proposta por Michael

O Grêmio realizou um novo contato com o Al-Hilal por Michael e obteve a resposta de que o clube só aceitaria vender o jogador para o Tricolor. Inicialmente o clube gaúcho poderia arcar com seis milhões de euros, isto com a ajuda de parceiros comerciais, como foi nos casos anteriores, porém o clube árabe pede nove milhões. Um empréstimo está descartado.

Devido a complicação do negócio, o clube vai em busca de Soteldo, atleta que pertence ao Tigres e está emprestado ao Santos, até meio deste ano. O jogador é mais barato e mais jovem que Michael, porém tem números piores que o primeiro sonho do Grêmio.

Soteldo ou Michael? Números mostram qual é a melhor opção para o Grêmio

Foto / Sofascore

Otávio Silva Otávio Silva

Estudante de jornalismo com experiência em assessorias de imprensa e em portais de noticias. Apaixonado por escrever sobre esportes, mas com uma paixão ainda maior pelo futebol. Gaúcho de Porto Alegre e admirador do futebol raiz.

[blocksy_breadcrumbs]