Shakhtar notifica Cruzeiro e pede por retorno de Marquinhos Cipriano

Nesta quarta-feira (27), o Cruzeiro e a Fifa receberam uma notificação do Shakhtar Donetsk, que solicita o retorno de Marquinhos Cipriano de volta à Ucrânia. Entretanto, o jogador comunicou que tem o desejo de permanecer no clube mineiro.

Entenda a situação que envolve Shakhtar e Cruzeiro

Atualmente, o jovem atleta de 23 anos ainda não possui situação regularizada na Raposa. Dessa maneira, o Shakhtar detém os direitos econômicos do jogador. Mesmo assim, a equipe mineira, assim como Cipriano, alegam ter total respaldo jurídico.

Para entender melhor, no mês passado, o Sion, da Suíça (ex-clube de Cipriano) fez uma proposta ao Shakhtar no valor de 1,5 milhões de euros (cerca de R$ 7,9 milhões). Entretanto, o clube ucraniano negou a proposta. Assim, o Sion acabou perdendo a exclusividade de compra, a qual venceu no dia 15 de junho. Agora, o Shakhtar alega que pretende utilizar o brasileiro na temporada.

Segundo o site Globo Esporte, Marquinhos Cipriano está bem feliz com o ambiente e a estrutura de trabalho no Cruzeiro. Ele e sua família moram em Belo Horizonte e o atleta já informou ao clube ucraniano que não irá retornar. Além disso, o jogador quer muito estrear pela Raposa, mas isso só irá ocorrer a partir do dia 1º de agosto, após a regularização do contrato. Enquanto isso, o lateral vem treinando na Toca da Raposa II, junto com o restante do elenco.

Por que Marquinhos retornou ao Brasil?

Durante a Guerra entre Rússia e Ucrânia, a Fifa autorizou a suspensão do contrato dos atletas que atuavam nesses países até o fim da temporada europeia de 2023. Dessa maneira, muitos jogadores retornaram ao seus países de origem.

Portanto, já que não tinha interesse em permanecer no Sion, Marquinhos utilizou a janela aberta e assinou contrato com o clube celeste até o fim deste ano, mas com possibilidade de ampliação. 

Sendo assim, o clube ucraniano que pede o retorno do jogador, alega ter sido prejudicado financeiramente com a autorização da Fifa. Por sua vez, o Cruzeiro disse que ainda não foi notificado oficialmente.

Foto destaque: Reprodução / Cruzeiro

Jornalista formada pela UFOP, Giovanna Giaretta é apaixonada por esportes e entrou na universidade com o objetivo de se tornar Jornalista Esportiva. Cruzeirense fanática, ela não perde um jogo do [...]