Clubes que disputaram a Série A por pontos corridos ficam sem divisão em 2024

Em 2003, a CBF decidiu mudar a forma de disputa da Série A, saindo do modelo antigo para um novo formato em que as equipes jogariam em jogos de ida e volta e o que mais tivesse pontos seria o campeão, diferente do torneio anterior que ainda contava com uma fase seguinte. De lá para cá, muitos times chegaram a disputar a competição, entretanto a sua situação não é a das melhores atualmente.

Desde que o torneio mudou de formato, 44 times jogaram pelo menos uma vez a competição. Chapecoense e América-RN com 15 e 17 pontos são os que menos pontuaram e o Cruzeiro é o recordista de pontos em uma só edição. Dos clubes presentes na época dos pontos corridos, apenas o Grêmio Barueri se encontra licenciado e não tem expectativa de quando irá voltar a atuar profissionalmente, ainda mais pela sua última experiência.

Times que passaram pela Série A podem ficar sem divisão

Vivendo crises financeiras e técnicas, alguns times que brilharam na primeira divisão vivem uma situação muito complicada na temporada. O Paraná, por exemplo, foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Paranaense de Futebol e não conseguiu o acesso, caindo na primeira fase da competição estadual. Já o São Caetano, que até mesmo disputou Libertadores, foi rebaixado para a terceira divisão do Paulistão e não tem planos de quando e se vai voltar para a Série A.

Outro que foi rebaixado no seu estadual foi o Joinville, que teve uma subida meteórica e que acabou não repetindo o mesmo desempenho anos depois e não irá disputar nem a Série D do próximo ano. Outro que vive um momento complicado é o Santa Cruz, que ficará fora do torneio já que Retrô e Petrolina serão os representantes.

Equipes que disputaram o Brasileirão antes dos pontos corridos também vivem momento conturbado

Antes de 2003, algumas equipes também tiveram a chance de disputar a Série A e hoje em dia brigam para conseguirem um calendário maior. Bangu, São Cristóvão, Gama e União São João de Araras brigam por dias melhores e estão em momentos delicados nos últimos anos, além do Uberlândia, que também jogou a Série A em algumas oportunidades.

O Bangu quase foi rebaixado no estadual, enquanto São Cristóvão e União São João estão isolados nas últimas divisões dos campeonatos que disputam. Enquanto isto, o Gama, tradicional time do Distrito Federal, não conseguiu a classificação para a Série D de 2024 e vai ter que se contentar apenas com o Campeonato Candango.

Outros times também vivem situações delicadas

O Brasileirão começou a ser disputado com o nome de Campeonato Brasileiro desde 1989, com a inclusão de diversos clubes no torneio. O São José, de São Paulo, disputou a edição em 1990, por exemplo, e hoje briga para sair da Série A2 do Paulistão. A Desportiva Ferroviária, do Espirito Santo, Americano, América-RJ, Anapolina, Brasília, Camaçari, Paulista, Friburguense, Genus, Goiânia, Inter-SM, Juazeiro, Marcílio Dias, Matonense, Mogi Mirim, Nacional-SP, Rio Branco-PR, Rio Negro -AM , Olímpia-SP, Porto-CE, Olaria, União Barbarense e Portuguesa Santista, também são outros times que vão não vão disputar nenhuma competição nacional em 2024.

Além do Barueri, mas times foram licenciados ou extintos

Presentes na Série A, principalmente quando o torneio contou com 116 participantes, alguns times não existem mais. É os casos de Malutrom e União Bandeirante, que decidiram fechar as portas e não existem mais como clubes profissionais. 

Otávio Silva Otávio Silva

Estudante de jornalismo com experiência em assessorias de imprensa e em portais de noticias. Apaixonado por escrever sobre esportes, mas com uma paixão ainda maior pelo futebol. Gaúcho de Porto Alegre e admirador do futebol raiz.

[blocksy_breadcrumbs]